Google Fotos limita formatos de vídeo com armazenamento grátis

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Já passou algum tempo desde que a aplicação Google Fotos começou a oferecer armazenamento ilimitado para fotografias e vídeos na cloud. Esta implementação foi recebida de braços abertos pelos utilizadores, uma vez que deixou de utilizar o espaço limitado do Google Drive.

Por outro lado, enquanto as fotografias eram limitadas a uma determinada dimensão, não existia grande controlo no formato de vídeo que era armazenado pela aplicação. Agora, a empresa de Mountain View decidiu alterar os termos e condições do armazenamento gratuito de vídeos.

Vê ainda: Google Pay está em mais países da Europa! Para quando Portugal?

Até agora, qualquer formato de vídeo presente no teu smartphone que fosse enviado para a aplicação, sofria uma pequena compressão e era armazenado na cloud de forma gratuita.

Google Fotos deixa de oferecer armazenamento grátis para alguns formatos de vídeo

Agora, a empresa de Mountain View decidiu clarificar quais os formatos de vídeo suportados. Na sua essência, os mais comuns utilizados por smartphones continuam a ser suportados. Apenas os formatos VOB e RAW não serão armazenados de forma gratuita. Ou seja, podes na mesma utilizar a Google Fotos para armazenar estes vídeos, mas irão contar para o espaço disponível no teu GDrive.

Ainda que não tenha sido confirmado de forma oficial por parte da empresa, diz-se que estas medidas poderão ter sido causadas pelo 'abuso' de alguns utilizadores. Ao que parece, alguns utilizadores poderão ter 'mascarado' ficheiros que não seriam vídeos. De forma a conseguir guardá-los na cloud de forma gratuita.

Na prática, estas alterações não deverão ter qualquer impacto para a vasta maioria dos utilizadores. A menos que estivessem a tentar 'dobrar' as regras. Até mesmo se os smartphones em 2019 passarem a gravar vídeos em formato RAW.

O formato RAW, tanto em vídeo como em fotografia, é normalmente utilizado por utilizadores mais experientes e profissionais. Considerando as suas grandes dimensões, não deverá ser esperado por parte dos utilizadores que lhes seja garantido armazenamento gratuito na cloud.

Editores 4gnews recomendam:

Maps receberá em breve a mais desejada característica do Waze

Play Store: 13 aplicações grátis para teres fotografias incríveis

Google Fit recebe atualização e traz novas características

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.