Google Fotos - Mudanças, novidades, Álbuns e Inteligência Artificial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Todos conhecemos a Google por ser uma das melhores e maiores empresas de tecnologia da atualidade e, para além de querer que uses um dispositivo Android, a gigante "G" quer que uses também as suas aplicações como o Gmail que em breve mudará de aspecto e esta Google Fotos que também sofreu algumas alterações e poderá criar álbuns físicos, sim, isso mesmo!

Vê ainda: Android Nougat chega finalmente ao Motorola Moto X Play no Brasil

A Google Fotos é apenas uma das várias "Apps" desta gigante incansável. A aplicação em si já tem imensos utilizadores e, como em tudo na vida, alguns adoram esta App, outros...nem tanto! Contudo, trata-se de uma boa plataforma para armazenar e organizar todas as tuas fotos (e até vídeos), sem preocupações ou complicações.

Independentemente se gostas ou não deste serviço, e para não entrar em debates, hoje o propósito deste artigo é meramente elucidativo das novidades para a plataforma e da integração da Inteligência Artificial para te ajudar a encontrar o que procuras.

Inteligência Artificial criará álbuns personalizados no Google Fotos

O Google Fotos chegou aos dispositivos Android com o objectivo de providenciar aos utilizadores Android uma plataforma para compartilhar, visualizar, guardar e organizar todas as suas fotografias e vídeos de forma fácil, simples, gratuita e sem comprometer a qualidade das mesmas.

Com efeito, o Google Fotos recebeu uma pequena atualização que saltará à vista de quem usa diariamente este serviço de armazenamento de foto e vídeo da gigante tecnológica. A partir de agora, quando estamos na secção dos Álbuns teremos uma nova aba chamada "Álbuns Sugeridos".

Segundo o site Android Central, esta nova aba apresentará conteúdo (Álbuns) criados automaticamente pela Google com base nos teus gostos e com recurso à sua Inteligência Artificial.

Google Fotos - do smartphone para o Álbum físico

Reconhecendo rostos, locais, objetos e até animais, poderás posteriormente criar Álbuns físicos cujo conteúdo é gerados automaticamente pela gigante tecnológica. Esta apresentar-te-á aquelas que poderão ser as tuas melhores fotos de viagens, crianças, etc.

Obviamente que este serviço terá um preço, de 9,99 dólares para um Álbum com capa normal / mole e 19,99 dólares para um Álbum com capa dura. Segundo as opções que escolhas dentro deste serviço o preço poderá aumentar, o mesmo sucede se o número de fotografias for muito grande.

Os Álbuns terão 20 páginas e, por cada página de fotografias extra terás que pagar 0,35 dólares no caso de escolheres uma capa mole ou 0,65 dólares caso optes pela capa rija. De momento este serviço apenas está disponível nos Estados Unidos da América mas poderá chegar a mais regiões / países.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Gostarias que esta nova funcionalidade chegasse ao nosso país? Poderá a Google descobrir mesmo todas as nossas melhores fotos e criar uma seleção digna de ser impressa e guardada para a posteridade?

Outros assuntos relevantes:

O smartwatch com 3G de 70€ – Um alternativa ao Apple Watch Series 3

Apple iPhone 8 – Algumas unidades chegam com ecrã descolado

Android Oreo está prestes a chegar ao Samsung Galaxy S8+

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.