Google Fotos tem novidades para Cães e Gatos graças ao Lens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

É um dos serviços da tecnológica norte-americana mais utilizados em todo o mundo, o Google Fotos é presença igualmente assídua nos nossos smartphones Android. Mais ainda, a sua versão Web é igualmente simples e eficaz no propósito de guardar, armazenar, organizar e partilhar fotografias e vídeo na "nuvem". Agora, graças ao Google Lens temos uma "surpresa" para ti e para os teu gato e/ou cão.

Sobretudo nos dispositivos móveis Android em que o Google Fotos já está instalado por pre-definição. Aí, este serviço da Google vai efetuar cópias automáticas de segurança (backup) das tuas imagens e vídeos, caso queiras e caso o permitas. Desta forma podes não só poupar espaço no teu terminal como também terás 'sempre' as tuas memórias salvaguardadas.

Vê ainda: OnePlus 6 pode chegar em azul e com Dash Charge V2

Recentemente, durante o Mobile World Congress 2018 (MWC), a tecnológica norte-americana anunciaria uma disponibilização geral do Lens. Por sua vez, este serviço utiliza a câmara do teu smartphone para, graças à Inteligência Artificial e aos algoritmos da Google, reconhecer alguns objectos. Além disso, é capaz de te dar alguma informação contextual daquilo que "vê" através da câmara.

Agora, o serviço Google Lens está integrado no serviço Google Fotos e, por sua vez, o Lens é agora capaz de reconhecer diferentes raças de cães e de gatos. A atualização começou a ser distribuída recentemente, tal como nos conta a norte-americana, através de uma publicação no seu blog oficial. Como toda e qualquer atualização a sua distribuição é feita de forma gradual e faseada.

Google Fotos pode reconhecer raças de cães e gatos

Esta "novidade peluda" surge após a integração do serviço Google Lens na aplicação móvel do Fotos para Android e para iOS. Será, acima de tudo, uma nova regalia ou brincadeira para os donos de cães e gatos. Simplesmente ao abrir a aplicação Google Fotos no teu dispositivo móvel. Assim que a atualização chegar, o Google Lens aí presente será capaz de "adivinhar" a raça do teu pet. É mais uma pequena gracinha do que uma funcionalidade que vai mudar a tua vida. Ainda assim, não deixa de ter o seu valor, maioritariamente sentimental.

Google Lens já está presente na app Google Fotos

Ora, a propósito dos nossos cães e gatos, o Google Fotos já é capaz de criar, automaticamente, Álbuns de fotografias dos nossos pets. Sim, não só é capaz de reconhecer humanos, sorrisos, objectos como também será capaz de reconhecer cães e gatos. Mais ainda, saberá qual é o teu animal de estimação, criando o seu respectivo álbum de fotografias / vídeos.

Note-se que até ao momento, o Fotos, e Lens, já reconhecia que estava a "ver" um gato ou cão. Todavia, apenas constatava o óbvio dizendo que era "um gato" ou "um cão". Agora, será capaz de nos dar mais informações sobre a raça do animal que tens à tua frente. Algo que pode efetivamente ser útil quando estamos em dúvida.

Aqui, caso o Google Lens encontre uma correspondência entre o animal que está à sua frente e as raças conhecidas dar-te-á então algumas informações sobre a mesma. A atualização já está a ser distribuída via OTA (over the air) para as aplicações móveis, iOS e Android.

E tu, tens algum cão ou gato de raça?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d para Gaming

Leagoo S10 é um clone melhorado do Huawei P20 Pro

Xiaomi Black Shark já é oficial! Smartphone Android para Gaming – 377€

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.