Google Fotos poderá colorir as antigas fotos a P&B - Google I/O 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O serviço de armazenamento, partilha a backup de imagens (fotos) e vídeo na nuvem, o Google Fotos foi um dos pontos em destaque na keynote que inaugurou a Google I/O 2018. Com a presença de Sundar Pichai, CEO da empresa e vários outros executivos da tecnológica, as novidades incidiram em várias áreas.

Uma delas, logo no início da conferência de abertura da Google I/O 2018, foi o serviço Google Fotos que vai receber novos trunfos. Novas ferramentas e melhorias para toda a plataforma armazenamento de fotografias e vídeo.

Vê ainda: e Play Store para o teu Android

Atualmente não é descabido afirmar que o Google Fotos é provavelmente uma das formas mais fáceis de guardar todas as tuas fotos. Contudo, tal como foi dito na abertura da Google I/O 2018, este serviço é capaz de fazer muito, muito mais.

Recebendo gradualmente novas funções como os filmes automáticos e pequenas colagens / montagens de fotos. Agora, o Google Fotos receberá a possibilidade de colorir automaticamente as tuas antigas fotos a P&B (preto e branco).

Google Fotos recebeu novas funções na Google I/O 2018

Mais ainda, tal como foi revelado neste início da Google I/O 2018, poderás usar o fotos para fazer um scan automático das imagens com texto. A partir daí o Google Fotos poderá criar ficheiros PDF com o texto que é reconhecido nas imagens. Por outras palavras, terás um OCR (reconhecimento ótico de caracteres) automático. Função mediada pelos mecanismos de inteligência artificial e machine learning da empresa norte-americana. Em seguida podemos ver um dos exemplos utilizados na palestra de abertura.

Esta opção de colorir automaticamente as fotografias é apenas um dos exemplos de aplicações da inteligência artificial (IA). Este que é um dos maiores vetores de desenvolvimento e crescimento da Google é agora colocado ao nosso serviço e das nossas memórias.

As novidades chegarão a ambas as plataformas Android e iOS

Na prática deverás tirar uma fotografia à foto (física) a preto e branco, carregar a imagem para o Google Fotos e deixar a IA operar a sua "magia". Será uma boa forma de recuperar algumas das tuas fotos e de lhes dar nova vida. Caso tudo funcione como prometido será realmente fantástico.

Cumpre salientar que todo este processo é completamente automático. Os executivos da empresa deixaram bem claro que seria a IA a analisar qual a melhor cor a aplicar. Qual o melhor resultado, tratando de tudo para que não te tenhas que preocupar com nada.

Para além disso, a tecnológica afirma que a sua IA será capaz de reconhecer imagens com pessoas e imagens com texto. Desta forma, ao reconhecer uma imagem com texto ou fotografia de documentos passará a converter os mesmos em ficheiros PDF. Isto claro, se o utilizar der permissões para tal.

O serviço Fotos ganha também a opção de melhorar automaticamente as tuas imagens. Na prática vai sugerir ao utilizador a aplicação de algumas definições para ajuste da exposição da imagem, brilho, contraste, etc. Aqui, mais uma vez, caso o utilizador o deseje / aprove.

Por último, durante a palestra de abertura da conferência I/O 2018 a empresa afirmou que as novidades vão chegar gradualmente aos utilizadores.

Melhorias que chegarão a ambas as plataformas Android e iOS.

Assuntos relevantes na 4gnews:

e I/O 2018 – Gmail para iOS ganha novas funcionalidades

iPhone X Plus poderá ter o mesmo tamanho do iPhone 8 Plus

OnePlus 6 passa na GeekBench com resultados prometedores

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.