Até então era uma possibilidade, a partir agora será uma predefinição que pode não cair muito bem junto de alguns utilizadores. Em particular está a capacidade de guardar na nuvem as nossas fotografias em formato RAW no serviço Google Fotos.
Esta capacidade está agora a chegar às aplicações para Android e iOS para os mercados globais e, importa ter em atenção o espaço de armazenamento na cloud da Google. Se, para alguns, esta funcionalidade é uma mais-valia, para outros pode trazer mais encargos.
Guarda as tuas fotos na melhor qualidade em formato RAW no Google Fotos
Em primeiro lugar, por fotografia ou imagem (na verdade arquivo) RAW entenda-se a informação não processada, não compactada, tal como esta é captada pelo sensor de imagem (ou câmara fotográfica). Em si comporta uma infinidade de possibilidades, mas gera arquivos consideravelmente maiores.
Por outro lado, atualmente são cada vez mais os smartphones que nos permitem gravar diretamente os ficheiros neste formato. É ideal para quem gosta de trabalhar, posteriormente, as imagens captadas por exemplo com o smartphone. Ainda assim, como referido acima, cada ficheiro ocupa mais espaço de armazenamento.
Isto dito, para quem for utilizador do Google Fotos grátis, com a conta Google "limitada" aos seus 15 GB de armazenamento, este novo recurso pode fazer com que esse espaço se esgote mais rapidamente.
Face ao exposto e perante os relatos que ora nos chegam, esta funcionalidade não parece admitir recurso. Ou seja, não apresenta uma forma de desativação simples nos smartphones em que já está presente - a gama Pixel 8.
Atenção ao espaço de armazenamento no Google Fotos
Em todo caso, este novo recurso foi detetado primeiramente nos smartphones Google Pixel 8, estando de momento ausente de modelos como o Pixel Fold e outros equipamentos. Para já não sabemos qual é a extensão da disponibilidade deste recurso.
Portanto, se têm contratado espaço de armazenamento na cloud da Google, este novo recurso não traz preocupações de maior. Sobretudo para quem é fotógrafo, ou entusiasta de fotografia e o seu smartphone já permite guardar imagens neste formato.
Por outro lado, para quem usa a versão grátis do serviço, pode ser boa ideia tentar contornar esta nova implementação. Portanto, como evitar que isto aconteça? De momento não há uma resposta clara, mas podemos desativar a gravação de ficheiros RAW nas definições da aplicação de Câmara nos nossos dispositivos.
Por fim, aguardamos agora pela distribuição generalizada do novo recurso para o Google Fotos e, esperamos nós, de novos recursos para poder controlar este opção.
Editores 4gnews recomendam: