Google Fotos: funcionalidade IA que agrupa fotos chega ao Android

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Em novembro, o Google Fotos anunciou a funcionalidade Photo Stacks, que agruparia fotos semelhantes em grupos automaticamente utilizando recursos de Inteligência Artificial (IA). E agora, o novo recurso está a chegar para utilizadores de telemóveis Android.

Como vai funcionar o agrupamento de fotos

Google fotos
Imagem: Divulgação / Google

Através de recursos de IA, o Google Fotos vai "identificar e agrupar automaticamente fotos semelhantes que foram tiradas próximas umas das outras". As pilhas de fotos agrupadas terão uma marca no canto superior direito a mostrar quantas fotos há naquele agrupamento.

Quando o utilizador abrir o agrupamento, as imagens poderão ser visualizadas em carrossel. Além disso, será possível fazer edições como trocar a foto de capa e escolher quais fotos deseja manter no agrupamento.

Fiiiinally just got the stacked photos in Google Photos activated today. This rollout took forever. pic.twitter.com/zDaGbn8RfP

— Artem Russakovskii (@ArtemR) 22 de janeiro de 2024

A ideia é ajudar o utilizador a manter sua galeria de fotos mais organizada e até a escolher imagens a excluir mais facilmente, para ganhar espaço. Quem tem Google Pixel 9 já usufrui do recurso desde novembro, quando foi anunciado.

Ao que parece, os telemóveis que já estão com o Android 14 estão a ser os primeiros a receber a nova ferramenta, que deve chegar em breve a outros utilizadores com versões anteriores do sistema operativo.

Passo a passo para ativar o agrupamento do Google Fotos

gogole fotos
Imagem: Divulgação / Google

Utilizadores de Android que já receberam a nova ferramenta de "Fotos Semelhantes" do Google Fotos, podem a ver um menu vertical de três pontos onde podem encontrar a opção para ativar/desativar rapidamente o “Agrupar fotos semelhantes”.

Caso isso não apareça, há outro caminho simples para ativar a funcionalidade:

  1. No Google Fotos, carrega na tua foto de perfil (canto superior direito)
  2. Seleciona a opção “Definições da aplicação Fotos”, no final do menu que aparece
  3. Acede a “Preferências”
  4. Clica na opção “Agrupar fotos semelhantes” para ativar

Após ativada, a funcionalidade pode levar alguns minutos para começar a agrupar as fotos. A dica também é manter a aplicação do Google Fotos atualizada para garantir que vais receber o novo recurso em breve.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.