Em novembro, o Google Fotos anunciou a funcionalidade Photo Stacks, que agruparia fotos semelhantes em grupos automaticamente utilizando recursos de Inteligência Artificial (IA). E agora, o novo recurso está a chegar para utilizadores de telemóveis Android.
Como vai funcionar o agrupamento de fotos
Através de recursos de IA, o Google Fotos vai "identificar e agrupar automaticamente fotos semelhantes que foram tiradas próximas umas das outras". As pilhas de fotos agrupadas terão uma marca no canto superior direito a mostrar quantas fotos há naquele agrupamento.
Quando o utilizador abrir o agrupamento, as imagens poderão ser visualizadas em carrossel. Além disso, será possível fazer edições como trocar a foto de capa e escolher quais fotos deseja manter no agrupamento.
A ideia é ajudar o utilizador a manter sua galeria de fotos mais organizada e até a escolher imagens a excluir mais facilmente, para ganhar espaço. Quem tem Google Pixel 9 já usufrui do recurso desde novembro, quando foi anunciado.
Ao que parece, os telemóveis que já estão com o Android 14 estão a ser os primeiros a receber a nova ferramenta, que deve chegar em breve a outros utilizadores com versões anteriores do sistema operativo.
Passo a passo para ativar o agrupamento do Google Fotos
Utilizadores de Android que já receberam a nova ferramenta de "Fotos Semelhantes" do Google Fotos, podem a ver um menu vertical de três pontos onde podem encontrar a opção para ativar/desativar rapidamente o “Agrupar fotos semelhantes”.
Caso isso não apareça, há outro caminho simples para ativar a funcionalidade:
- No Google Fotos, carrega na tua foto de perfil (canto superior direito)
- Seleciona a opção “Definições da aplicação Fotos”, no final do menu que aparece
- Acede a “Preferências”
- Clica na opção “Agrupar fotos semelhantes” para ativar
Após ativada, a funcionalidade pode levar alguns minutos para começar a agrupar as fotos. A dica também é manter a aplicação do Google Fotos atualizada para garantir que vais receber o novo recurso em breve.