Falha de segurança obriga à remoção do Google Fotos da Android TV

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Uma dos principais pontos fortes da Android TV é o facto de que os utilizadores conseguem de forma fácil e intuítiva ter acesso a todos os serviços da Google diretamente na sua televisão. No entanto, isso não irá acontecer durante algum tempo.

Foi descoberta uma nova falha de segurança no sistema de contas Google, que levou à remoção temporária do Google Fotos no sistema operativo Android TV. Mas, esta ação por parte da Google demorou demasiado tempo para ser posta em prática.

Um utilizador revelou no Twitter que, enquanto tentava integrar a sua conta Google Fotos na sua televisão, foi-lhe apresentada uma lista infindável de contas Google de centenas de utilizadores.

Google Fotos removido temporariamente da Android TV

Ainda que aparentemente não conseguisse ter acesso a estas contas, trata-se indiscutivelmente de uma grave falha de segurança que poderá ser explorada por hackers. No entanto, a Google limitou-se a recomendar que o utilizador entrasse em contato com a fabricante da televisão.

No entanto, assim que um segundo utilizador afirmou que o mesmo aconteceu numa televisão de uma fabricante diferente. A Google acabou por remover (temporariamente) o Google Fotos da Android TV.

Aparentemente este terá sido um bug que apenas afetou algumas Smart TV. Isto porque o mesmo utilizador experimentou realizar o mesmo processo na sua Xiaomi Mi Box e tudo correu como seria de esperar. Por isso, não parece que seja um problema geral do Google Fotos.

A Google não publicou ainda nenhum comentário oficial sobre esta falha de segurança. Por isso, não se tem ainda nenhuma ideia de quando o serviço poderá voltar a estar ativo. No entanto, não deixa de ser assustador imaginar as várias formas como 'a pessoa errada' poderia conseguir tirar proveito deste bug.

Editores 4gnews recomendam:

Google apanhou mais de 1 milhão de apps inseguras

Como traduzir uma página de internet com o Google Tradutor

Google Labs: Nova funcionalidade está prestes a chegar ao Android

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.