A partir do próximo mês, o Google Fotos vai deixar de sincronizar imagens e vídeos automaticamente com o Google Drive. Assim que a medida ficar ativa, apagar uma fotografia num dos serviços, não a vai apagar no outro.
Uma das características do Google Fotos é o facto de qualquer imagem ou vídeo poder ir parar a uma pasta no Google Drive. Aí, podes aceder às fotografias e organiza-las se assim pretenderes. O contrário também acontece, se forem adicionadas imagens ou vídeos a essa pasta. No entanto, a Google vai 'matar' essa sincronização automática
Google quer "simplificar" os dois serviços
Segundo a Google, esta é uma medida que chega para ‘simplificar’ a experiência nos seus serviços. De acordo com a empresa, alguns utilizadores acharam confuso que apagar uma imagem no Fotos, apagava a sua cópia no Drive.
A ligação entre os dois serviços sempre foi opcional. Ou seja, só usa esta funcionalidade quem a vê como vantajosa. No entanto, a partir do próximo mês, a Google vai escolher pelos utilizadores e cortar o cordão umbilical entre Drive e Fotos.
Qualquer foto já sincronizada vai manter-se nos dois serviços
Qualquer foto que já tenha sido sincronizada entre dois serviços estarão a salvo, pelo menos enquanto a mudança não acontecer. Caso queiras mesmo transferir imagens e vídeos do Drive para o Fotos, a Google vai disponibilizar uma opção chamada “Upload da Drive”, que te deixa fazer a transferência manualmente.
Esta é uma medida que agradará a alguns utilizadores, mas que outros não apreciarão. Em vez de a retirar por completo, a Google podia tê-la colocado como uma opção de “definições avançadas”, dando aos utilizadores o poder de escolherem.
Editores 4gnews recomendam:
- Files by Google é a mais recente adição à lista de Apps com Dark Mode
- Google Chrome 75 recebe finalmente a pré-visualização de abas
- Google Maps vai alertar-te caso o teu taxista se 'desvie' do caminho