Google Fotos começa a testar novo design para o menu de partilhas

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo da Google é uma verdadeira maravilha para os milhões de utilizadores. No entanto, existem vários detalhes que já há muito tempo vêm a criar grande frustração. Um desses detalhes é o seu menu de partilhas, que desde o início se apresenta de forma desnecessariamente complexa.

Não há muito tempo, ficou a promessa por parte de um dos developers da Google que iríamos ver grandes alterações nesta característica. Prometendo uma interface concebida para ser muito mais rápida e intuitiva. Agora, foi a vez da popular aplicação — Google Fotos — começar a testar esta nova interface.

Vê ainda: Google Fotos faz um álbum resumo das tuas melhores fotos de 2018

Durante muito tempo que o menu de partilhas nas várias aplicações do Android se apresenta uma verdadeira confusão. Apresentando uma grande panóplia de opções, que essencialmente acaba por ocupar grande parte do ecrã do smartphone.

Google Fotos torna-se mais intuitivo com a nova interface de partilhas

Agora, já está a decorrer o teste da nova interface na Google Fotos, estando apenas disponível para um restrito grupo de utilizadores. De acordo com informações/imagens publicadas pelo 9to5Google, vais passar a poder desfrutar de uma interface em forma de "carrossel".

Esta nova interface torna toda a experiência de partilha muito mais prática e produtiva, colocando muito menos items no ecrã. Esta simplificação da interface, torna possível continuar a ver a imagem em grande plano, apresentando apenas os items mais utilizados para as partilhas.

O "carrossel" apresenta 3 secções distintas. A primeira secção apresenta uma caixa de texto, que poderá ser utilizada para pesquisar manualmente por um contacto ou aplicação. Em baixo, são apresentados os contactos mais frequentes e em último lugar, a secção onde encontras as aplicações que mais utilizas, assim como a partilha de link e álbum.

Não há aplicação que substitua a Google Fotos

A empresa de Mountain View tem inúmeras aplicações no seu portefólio, e enquanto muitas são extremamente úteis, a que mais destaque ganha é sem dúvida a Google Fotos. É muito raro encontrar uma aplicação para a qual não existam alternativas viáveis, mas parece-me que esta é uma das raras exceções.

É verdade que existem várias outras aplicações que te permitem organizar e visualizar as fotografias tiradas com o teu smartphone, mas a Google Fotos é muito mais do que isso.

São muitas as funcionalidades que tornam esta aplicação única, ainda assim, existem algumas que se destacam bastante. Em primeiro lugar, temos a oferta de armazenamento gratuito na cloud.

Mas, a que mais se destaca é sem dúvida a tão falada funcionalidade 'Live Albums', que permite criar álbuns inteligentes que para além de selecionarem automaticamente as fotografias desejadas, tem a capacidade para se atualizar automaticamente ao longo do tempo.

Editores 4gnews recomendam:

Google Fotos recebe um ‘pequeno’ bónus para as fotos de Natal

Google Fotos: Como criar um Álbum partilhado com amigos e família

Google Fotos: iPhone ganha finalmente característica presente no Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.