Google Fotos calculou de forma errada o teu armazenamento disponível em 2020

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google veio hoje a público admitir um erro num dos seus serviços mais populares. Tal como aponta a gigante tecnológica, o Google Fotos possuiu um bug que inflacionou o espaço utilizado pelos seus utilizadores.

Foi esclarecido que o sistema deste serviço calculou de forma errada o espaço que as tuas fotos e vídeos deveriam ocupar nos servidores da Google. Este problema técnico existe desde janeiro de 2020 e terá afetado um "número limitado de pessoas".

Importa salientar que todos os utilizadores continuaram a ter os habituais 15GB para dividir entre o Fotos, Gmail e Drive. Todavia, devido ao problema agora admitido pela Google, esse espaço esgotou-se mais cedo do que deveria.

Devido à falta de espaço, muito tiveram de optar por uma subscrição Google One

Certamente muitos utilizarão esta suite de serviços da Google como ferramenta de trabalho. Neste caso, a informação armazenada entre os três principais serviços da americana é de extrema importância e não poderia ser descartada de ânimo leve.

Aqueles que se encontram neste nicho e que se viram vítimas deste bug, tiveram de procurar uma solução. Esta passa pela subscrição de um plano Google One que, mediante uma mensalidade, oferece pelo menos 100GB para partilhar entre o Fotos, Gmail e Drive.

Os afetados pelo problema agora admitido pela Google serão contactados diretamente pela empresa americana. Neste caso, ser-lhes-á dada a possibilidade de manter a sua subscrição One ou cancelar a mesma.

Google promete reembolsos para os que subscrevera um plano Google One

Para os que contrataram erradamente uma subscrição One, a Google compromete-se a devolver o dinheiro aos seus utilizadores. Para isso, a americana solicitará, junto da App Store, um reembolso das taxas cobradas pelo serviço no período de 8 de janeiro a 20 de outubro deste ano.

É curioso notar que a Google apenas menciona que os reembolsos terão lugar através da loja de aplicações da Apple. Fica assim no ar a dúvida se os utilizadores Android terão sido igualmente flagelados por este bug.

Por fim, a Google refere que todas as fotografias e vídeos serão mantidos nas respetivas contas com a qualidade com que foram carregados. Visto que o problema já foi resolvido, o espaço disponível na tua conta Google já contempla os valores reais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fotografia Cinematográfica: a nova "bomba" do Google Fotos
  • Google Maps quer ser alternativa ao Android Auto com esta novidade
  • Google Stadia recebe três grandes jogos durante este mês
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.