Google Fotos: Nunca fiques sem memória no teu Android ou iPhone

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Apple iPhone ou smartphone Android. Nos dias de hoje, é rara a pessoa que não usa um smartphone como equipamento diário. É verdade que ainda há muita gente que prefere o antigo e duradouro telemóvel ou até aquele hipster ocasional que recusa entrar nas novas tecnologias.

Mas vamos ver as coisas como elas são. Os smartphones são importantes na nossa vida. Embora não seja daqueles que apoia estar constantemente ligado ao mundo virtual, ter um equipamento móvel não só nos deixa constantemente em contacto, como nos deixa recordar os momentos mais belos da nossa vida.

Vê ainda: Cientistas desenvolvem protótipo de bateria dobrável (Vídeo)

São estas recordações que nos podem sair caras, literalmente. Falo mais concretamente das fotografias e selfies que cada vez mais são normais. Tirar fotografia à comida, ao pássaro na rua, ao caixote do lixo com um graffiti engraçado. Tudo o que vemos queremos recordar.

O problema é que o nosso equipamento tem memória limitada. Tens equipamentos que te deixam instalar um cartão de memória mas e se perdes o teu smartphone? Lá se vão todas as recordações.

Google Fotos é grátis em para Android e iOS

Os fabricantes já criaram soluções para estas eventualidades. As "clouds" ajudam a que o utilizador possa guardar as informações mais importantes de forma simples. Podes mais tarde aceder de qualquer ponto com internet e se tiveres o azar de perder o teu smartphone, não será a dor de cabeça porque todas as tuas fotografias lá estarão.

Samsung Cloud, Huawei Cloud, iCloud. Todos eles tem um nome bonito e um preço anexado. Dão-te meia dúzia de GB para incentivar a utilização e mal dás por ti, já estás sem memória.

Por isso é que o Google Fotos chegou para mudar este problema. Embora muitas das pessoas que estejam a ler este artigo já conheçam esta solução, temos plena noção que o sujeito que não devora tecnologia está longe de conhecer a possibilidade.

Por isso é que apelo à partilha com aqueles que sabes que precisam desta solução mas que nunca chegariam a este artigos por si só.

A aplicação Google Fotos é simples, prática e eficiente para Android ou iPhone

Com a aplicação do Google Fotos, que podes fazer o download gratuito para Android e iPhone, raras serão as vezes que terás problemas de memória. Isto é, se o teu problema com a memória for fotografias e vídeos.

Basicamente a Google disponibilizou uma cloud de forma gratuita e ilimitada para guardares todas as tuas recordações. Poderás mais tarde apagar as fotografias da galeria do smartphone e utilizares a aplicação "Google Fotos" como "galeria".

Não te preocupes que todos os passos para configurar a aplicação são simples. Toma atenção à lista que se segue.

Passos de configuração do Google Fotos:

  • Faz o download da aplicação Google Photos para Android aqui
  • Abre a aplicação e insere a tua conta gmail. Se não tens, cria uma
  • Lê com a tenção os "primeiros passos" que te mostra na aplicação
  • Conecta-te ao Wi-fi e deixa que o Google Fotos faça upload de todas as fotos e vídeos na cloud. (Pode demorar)

Depois de tudo elaborado, vamos testar se tudo funciona

  • Depois de tudo isso. Tira uma fotografia ao acaso.
  • Confirma que a fotografia está no Google Fotos
  • Apaga a fotografia da galeria e volta a confirmar que continua no Google Fotos

Limpa o teu smartphone

  • Abre a aplicação do Google Fotos
  • Clica nos 3 traços no canto superior esquerdo e de seguida "Libertar espaço"
  • Resolvido! O teu smartphone apagará todas as fotografias e vídeos da galeria e ficarás com mais memória interna no smartphone

Como podes ver não é nada complicado. Tem em conta que esta tarefa apenas serve para fotografias e vídeos. Se o teu problema são músicas ou aplicações, a história já é outra. Já há muito que utilizo o Google Fotos e desde que este serviço está na minha vida que nunca enchi um smartphone de 32GB de memória.

Melhor do que isso. Sempre que mudo de equipamento, preciso apenas de instalar a aplicação e todas as minhas fotografias e vídeos estão lá!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Microsoft – Spring Creators Update será o nome da atualização para Windows 10

Enquanto que a Samsung não mudar, não a conseguirei levar a sério

Huawei P20 Lite chegará com duas câmaras traseiras

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.