Google Fotos. Como criar um novo vídeo temático no teu Android ou iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Atualmente o serviço Google Fotos já é muito mais do que uma mera galeria de fotografias ou mais uma aplicação no teu smartphone Android ou iPhone. Trata-se de uma poderosa ferramenta que te pode salvar muito espaço na memória interna do teu dispositivo. Ao poderes guardar fotografias e vídeo, em alta-qualidade, na cloud e de forma automática, terás sempre todas as tuas imagens no Android, iPhone ou no teu PC.

Terás tudo de forma organizada, seja por categorias, pessoas, cenários, datas ou temas. O mesmo se aplica aos vídeos que vão sendo automaticamente guardados e armazenados. Em seguida, poderás consultar todo este conteúdo através das aplicações móveis para Android ou para iPhone. Também poderás aceder a tudo isto através da Web com o teu computador.

Vê ainda: Se Play Store

Atualmente esta aplicação para Android e iPhone está perfeitamente otimizada para guardar os teus conteúdos (fazer backup) sem te preocupares com processos de gravação. É tudo automático para que te possas concentrar no essencial. No presente. Na pessoa que tens à tua frente.

Resulta também desta atual configuração do Google Fotos que raramente ficarás sem espaço no teu smartphone Android ou iPhone por teres demasiadas fotos. Poderás também partilhar rapidamente o conteúdo do teu Google Fotos e claro, talvez o mais importante seja mesmo o facto de poupares espaço no teu dispositivo móvel. Todavia, há algo de novo que podes fazer com o Google Fotos...grátis, simples e até mesmo engraçado.

Vídeos temáticos à tua disposição no Google Fotos

Até à data o Google Fotos oferecia alguns vídeos automáticos que iam sendo criados com base nas fotos que tinhas guardado no Google Fotos. Algo que não estava ao alcance do típico utilizador. Por outras palavras, tínhamos que ficar à espera que o Google Fotos nos presenteasse com estes vídeos temáticos, tanto para Android como para iPhone. Agora, o próprio utilizador poderá criar estes vídeos temáticos. Em seguida podes partilhar este mesmo vídeo temático com quem bem entenderes. É uma pequena dica, bem engraçada! Em seguida teremos um pequeno tutorial, passo-a-passo, para te guiar.

Vídeos temáticos através da App para Android e iPhone

Criar um vídeo temático, passo a passo, no Google Fotos:

  1. Descarrega a aplicação Google Photos para Android / iPhone
  2. Guarda, ou faz backup das fotos que queres utilizar no vídeo temático.
  3. Escolhe o tipo de vídeo que queres criar, neste caso S. Valentim.
  4. Edita, guarda e/ ou partilha o vídeo temático.

1. Descarrega a aplicação Google Fotos

Em primeiro lugar, como é óbvio, precisas de ter a aplicação instalada no teu Android ou iPhone. Para tal, acede à Google Play Store ou à App Store no teu iPhone. Procura pelo nome da aplicação e instala. Caso já a tenhas instalada certifica-te de que a aplicação está instalada.

2. Guarda as fotos que queres utilizar para o vídeo temático

Antes de compilares o vídeo necessitas de ter algum material fonte. Certo? Para tal podes carregar fotos ou vídeos do teu computador, de preferência fotos. Para tal acede a este link e seleciona o Upload / Carregar. Encontrarás estes botões no topo do site. Caso tenhas o conteúdo no teu Android ou iPhone então basta abrir a aplicação. Acede então à pasta onde estão guardadas as fotos e seleciona o conteúdo que queres sincronizar com a Google Fotos.

3. Cria o vídeo temático na Google Fotos

Agora que todo o trabalho de preparação está completo, através da aplicação para Android ou iPhone da Google Fotos já podemos criar o vídeo temático. Para tal abre a App. Em seguida clica em Assistente na parte inferior da barra de notificação. Depois, no topo escolhe o tipo de vídeo que queres criar. Antes disso seleciona Filme.

Agora poderás escolher a temática do vídeo em si. Podes escolher qualquer um dos temas / padrões pré-definidos. Escolhe aquele que mais te aprouver ou mais se adequar à ocasião. Temos aqui uma boa diversidade de tipos de filmes à tua escolha, desde os mais românticos aos mais divertidos e sem esquecer os nossos Pets.

4. Editar, guardar e/ou partilhar via Android ou iPhone

Depois é só clicar em Começar, selecionar as pessoas / temas / animais que queres ver incluídos no vídeo temático. Depois disso, o Google Fotos fará a sua magia. Poderá demorar alguns segundos ou minutos a compilar este novo conteúdo mas no final apresentar-te-á o resultado.

Tudo isto pode ser feito de forma completamente gratuita através do teu dispositivo Android ou iPhone. Trata-se de uma pequena brincadeira, não desprovida de mérito e bem engraçada em certas ocasiões. De forma simples e quase automática, o Google Fotos dá-te cada vez mais ferramentas. Não só para guardar e fazer backup dos teus conteúdos mas para também deles tirares maior proveito.

A partir daí só tens que partilhar, caso queiras, esta nova gracinha com os teus amigos / contactos, ou quem bem te apetecer e claro, se te apetecer.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy S9. Pré-compra começará no dia 28 de Fevereiro

Ge?

9+ com Exynos 9810 passa pela Geekbench

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.