Google Fotos: Segue estes passos e nunca perderás as tuas fotografias

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Fotos é uma aplicação fantástica que muitos utilizadores não tem conhecimento. Para muitos nerds esta não é uma notícia nova, porém, esses nerds conhecem certamente alguém que não sabe ativar o upload automático no Google Fotos. Faz um favor a esses teus amigos e família e partilha este artigo com eles.

Neste pequeno e rápido tutorial vamos-te ensinar a guardares automaticamente as fotografias na cloud da Google sem pagares nada por isso. Sempre que tirares uma fotografia automaticamente passará para a cloud. Não te preocupes que ativaremos esse upload apenas em Wi-Fi para não gastar os teus dados.

Vê ainda: Nova imagem mostra-nos um Xiaomi Mi Mix 3 totalmente diferente

Primeiro temos obviamente de instalar o Google Fotos no teu smartphone. Vais à Google Apple App Store e instala a aplicação. Este tutorial tanto serve para Android ou iOS. Ambas as situações é grátis de o fazer.

A aplicação pesa uma média de 25MB. Se tens um smartphone de gama de entrada certifica-te que tens espaço para tal.

Google Fotos guarda todas as tuas fotografias e vídeos sem pagares nada

Depois da aplicação já no teu smartphone entra na aplicação. Normalmente, quando abres a aplicação aparece-te um Pop-up inferior que te pergunta se queres fazer um Backup automático.

Observa que diz que se fizer o Upload em "alta-qualidade" que o armazenamento é ilimitado e grátis. Observa ainda que diz que só fará upload via Wi-Fi. Ou seja, não gastarás dados com tal upload.

Se por algum motivo isso não apareceu ou clicaste cedo demais que não. Segue estes passos. Antes disso, observa a imagem abaixo e percebe as indicações que te mostra. Se apareceu isso e ativaste, já está! Se quiseres ter a certeza segue os passos seguintes.

Repara na "nuvem com uma linha em cima". Isto significa que as tuas fotografias e vídeos que estão no smartphone não estão a guardar no Google Fotos. O objetivo é "tirar aquele risco".

Clica nos 3 riscos no canto superior esquerdo. Segue para definições. Eu tenho o meu smartphone em Inglês mas segue exactamente os passos das imagens.

Segue atentamente as imagens abaixo

Clica em Backup e sincronização e ativa o ícone. Vais reparar que te diz que tens 15GB mas tem calma isso é apenas para o Google Drive. Tem apenas a certeza que onde diz "Tamanho de Upload" está o "grátis com alta-qualidade.

Tão simples quanto isso. Os passos no iPhone são basicamente os mesmos. Agora sempre que tirares uma fotografia o Google Fotos tira uma cópia.

Depois passas na aplicação e definições e clicas em "limpar smartphone" e apaga-te todas as fotografias que tens repetidas na galeria do equipamento.

Quando um dia mudares de telefone apenas tens de instalar a aplicação Google Fotos e todas as tuas fotografias e vídeos estarão no teu novo equipamento.

Lembra-te de partilhar este tipo de artigos. Sei que há muito boa gente que paga por este tipo de serviços e não há necessidade para tal.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 8 Primeiras Impressões: Um Topo de gama que merece atenção

Samsung Galaxy S10 Plus com câmara Super Wide-Angle?

Play Store: 11 Apps Grátis que tens de instalar no teu Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.