A Google irá atender uma das opções mais pedidas pelos utilizadores: a possibilidade de trocar o endereço do Gmail. A revelação veio de uma atualização na página de suporte da empresa.
Isto será útil para quem tem um endereço antigo, em que recebe e-mails importantes, mas com um nome inadequado para situações de trabalho ou académicas, por exemplo — especialmente para quem criou a sua conta de Gmail na adolescência com um nome engraçadinho.
Na página de suporte, a Google explica que será possível “alterar o endereço de e-mail da sua Conta Google que termina em gmail.com para um novo endereço de e-mail que também termine em gmail.com”.
Sem perda de dados
Os utilizadores que fizerem essa mudança não precisam de preocupar-se em perder mensagens importantes. De acordo com a empresa, aqueles que trocarem de endereço continuarão a receber os e-mails na mesma caixa de entrada. O login e palavra-passe também permanecerão iguais.
“Os dados guardados na sua conta, incluindo fotos, mensagens e e-mails enviados para o seu endereço de e-mail antigo, não serão afetados", explica a Google.
Regras e limites
No entanto, a mudança traz dois pontos de atenção: após o procedimento, não será possível alterar ou excluir o e-mail por 12 meses. Os utilizadores poderão trocar as suas identificações até 3 vezes, podendo ter até 4 endereços no total.
É importante ressaltar que o antigo endereço de e-mail continua a pertencer ao utilizador, o que impede que outros o utilizem. Dessa forma, será possível enviar e-mails e aceder a serviços com o novo endereço, mas também com o antigo.
A nova opção deve começar a ser disponibilizada para a Índia, mas a Google afirma que a novidade está a ser “implementada gradualmente para todos os utilizadores”.
