Outrora, a Google dava a conhecer mensalmente os números referentes à distribuição do Android. Essa prática mudou, sendo que os últimos dados oficiais disponíveis datam de maio de 2019.
Quase um ano depois da última atualização da distribuição do Android, a Google fechou essa página. Esta decisão foi tomada recentemente pela empresa, sem avançar com nenhuma justificação.
Com esta medida, a Google deixará de anunciar ao público geral o quão fragmentado está o seu sistema operativo. E a julgar pelos números dos últimos anos, a norte-americana não tem muito a perder com isso.
Números de distribuição do sistema operativo agora só no Android Studio
Na página que outrora dava a conhecer a distribuição do Android temos uma nota de que esses números estão agora disponíveis no Android Studio. Esta é uma plataforma desenhada para quem desenvolve aplicações para o sistema operativo da Google.
De agora em diante, apenas os programadores terão acesso a uma tabela que lhe dá uma ideia de quantos utilizadores perderão consoante a versão mínima suportada pelas suas aplicações. Mesmo assim, a Google não revela a quota de mercado que cada versão tem atualmente no mercado.
Este sempre foi o propósito da Google ao dar a conhecer o estado da distribuição do Android. No entanto, todos serviam-se deles para criticar o quão fragmentado o sistema operativo era, sobretudo quando comprado com o iOS.
Android Pie ainda é a versão mais popular no mundo
Perante esta mudança de política, a 9to5 Google não se coibiu de ver os números presentes no Android Studio. Tendo como base essas informações, a publicação lançou uma estimativa de como está hoje o paradigma mundial do Android.
- Android Pie - 31.3%
- Android Oreo - 21.3%
- Android Nougat - 12.9%
- Android Marshmallow - 11.2%
- Android Lollipop - 9.2%
- Android 10 - 8.2%
- Android KitKat - 4%
- Android Jelly Bean - 1.7%
- Android Ice Cream Sanduich - 0.2%
De acordo com esta tabela, é o Android Pie quem domina entre os smartphones com o sistema operativo da Google. Importa relembrar que esta versão foi lançada em 2018.
Sem grande surpresa, constatamos que o Android 10 - a versão mais recente - tem apenas 8.2% de quota de mercado. Um número manifestamente abaixo do desejável, mas que não surpreende ninguém.
Editores 4gnews recomendam:
- Será que a Google vai revelar dois smartphones baratos?
- Google lançou um novo teclado para o Android! Este é destinado aos invisuais
- Apple e Google desenvolvem sistema que te diz se te cruzas-te com doente Covid-19