Google faz "marcha-atrás" na proteção da tua privacidade no Chrome

Luís Guedes
Luís Guedes
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Lembras-te quando a Google manifestou a intenção de acabar com os cookies no seu motor de busca? A má notícia é que, pelos vistos, não vai passar só de uma intenção, já que, pelos vistos, essa mesma política vai continuar.

O que são cookies?

Desde já, importa desmistificar o conceito de “cookies”: estes basicamente possibilitam a publicidade direcionada na web. Por outras palavras, é uma forma de rastrear os teus movimentos online, o que já levantou grandes questões sobre os direitos à privacidade.

Recorde-se que, em 2020, a Google tinha dito que essa abordagem era para acabar. Pelo caminho, a medida foi sendo adiada de forma sucessiva, até que, nas últimas horas, ficamos a saber que a ideia “caiu por terra”.

O anúncio foi feito pela própria Google, através do blog Privacy Sandbox. Segundo a explicação da empresa, o utilizador vai ter uma abordagem mais personalizada.

Google Página
Legenda

A Google quer "elevar a escolha" do user do Chrome

“Estamos a propor uma abordagem atualizada que eleva a escolha do utilizador. Em vez de depreciar cookies de terceiros, apresentaríamos uma nova experiência no Chrome que permite que as pessoas façam uma escolha informada que se aplica à navegação na web, e elas seriam capazes de ajustar essa escolha a qualquer momento” - escreve a Google.

De acordo com a mesma fonte, a explicação oficial é, no fundo, uma confirmação de que nunca esteve nos planos da Google acabar propriamente com os cookies. No máximo, a intenção passaria (e vai passar) por uma abordagem diferente, que não é bem o que os users queriam.

É importante ter em conta que a publicidade na web gera grandes receitas para a Google e que o abandono dos cookies, tal como tinha sido “prometido” pela empresa, seria um rombo financeiro.

Ainda assim, fica no ar a dúvida acerca do que será a “escolha informada” a que a empresa se refere. A questão da privacidade é, cada vez mais, uma preocupação de muitos, e a Google tem sido escrutinada pela Competition and Markets Authority (CMA), do Reino Unido.

A empresa assegura que vai continuar a consultar a CMA, enquanto adota esta estratégia diferente. Resta esperar para ver se a entidade reguladora em questão aprova a nova abordagem da Google.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.