Google faz chegar a função mais pedida à app do YouTube para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A partilha de conteúdo através da aplicação do YouTube para Android melhorará significativamente com a próxima grande adição a ser efetuada pela Google. O utilizador poderá partilhar facilmente os diversos capítulos de um vídeo caso estes estejam demarcados.

A partir do computador - na versão desktop - há muito que era possível partilhar um vídeo no minuto e segundo desejado através dos time stamps. Era a forma mais simples e, sobretudo, precisa, de partilhar um vídeo com os amigos e família, por exemplo.

Há uma nova forma para partilhar vídeos do YouTube na app Android

Hoje (30), com o intuito de uniformizar a experiência de utilização entre a plataforma mobile, no Android e desktop, nos computadores, o YouTube está a fazer chegar à app para Android esta nova mais-valia. A sua distribuição ocorre de forma gradual e faseada.

Para os utilizadores será assim possível partilhar um trecho específico de um determinado vídeo. Para tal, contudo, é necessário que o criador do conteúdo tenha indicado a divisão do vídeo nos capítulos, sendo um dos recursos mais populares atualmente.

As novidades foram detetadas em primeiro lugar pela publicação Android Police que aponta também os passos necessários para esta partilha criteriosa. Infelizmente, não basta tocar no botão "Partilhar" para usufruir logo deste novo recursos.

Assim que estiver disponível para todos os utilizadores será um novo recurso de acessibilidade que pode ter um impacto positivo nas partilhas.

É o mais recente recurso a chegar à app para Android

Na prática, nos vídeos que tenham as secções ou capítulos declarados, é apresentado o nome dessa secção na barra de progresso do vídeo. Ao tocar no nome dessa secção / capítulo expandirá os capítulos, apresentando os detalhes de cada um.

Será a partir daqui que o utilizador poderá usar o botão de partilha para enviar um trecho específico ou capítulo de um vídeo. Poderá fazê-lo através das opções de partilha do sistema Android, sem restrições a apontar.

Naturalmente, para os criadores de conteúdo que já tenham implementado os capítulos nos seus conteúdos isto também pode ser uma mais valia. Será relativamente mais fácil partilhar conteúdos através da app para Android e mostrar uma parte específica.

Por outro lado, se o criador de conteúdo não tiver definido as secções ou capítulos de um vídeo, esta opção não se aplicará. É, portanto, mais um recurso disponibilizado na plataforma de vídeos da Google que pode beneficiar tanto o criador como o espetador.

Por fim, importa frisar que esta função começa a surgir na versão v.16.20.35 (e mais recentes) da aplicação para Android. Caso sejam utilizadores Android podem verificar a existência de atualizações desta app através da Google Play Store.

Note-se, contudo, que a sua disponibilidade pode variar consoante a região, tratando-se de uma atualização gradual.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung dará até 5 anos da atualizações para estes smartphones Galaxy, mas há um senão!
  • Operadora injetou publicidade em SMS de autenticação da Google
  • MIUI 13: atualização mais esperada chega em agosto a estes smartphones Xiaomi
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.