Google fartou-se da fragmentação Android e começa a impor novas regrasA Google está farta da fragmentação dos smartphones Android, desta forma, decidiu impor algumas regras face à disparidade que existe no mercado.

É bom começar este artigo por descrever brevemente o que é “fragmentação do sistema operativo Android”. Importante referir também porque é que este nome assombra um dos melhores sistemas do mundo para smartphone.

Vê ainda: Xiaomi Mi Band 3, a primeira imagem oficial da pulseira inteligente Xiaomi

Embora o sistema Android seja livre e com possibilidades de personalizações únicas, os fabricantes não olham muito para as atualizações de sistema. Para termos uma noção pouco mais de 4% dos smartphones contam com Android Oreo instalado e apenas 0.5% refletem a última atualização de sistema.

Por outro lado, cerca de 76% dos utilizadores iOS já contam com a última versão do sistema instalado.

O sistema Android da Google é livre mas problemático

Este é um problema para a Google. Pior do que isso, há ainda dispositivos a serem revelados neste momento com um sistema mais antigo que Oreo.

Tal acabar-se-á. A empresa americana pôs um pé no travão face este problema. Declarou que todos os smartphone lançados depois do dia 31 de março ou chegam com o Android Oreo 8.1 ou não serão certificados.

Ou seja, os dispositivos poderão continuar a utilizar Android, porém, a Google não dará permissões à marca para trazer os seus serviços. Aplicações como Play Store não chegarão no smartphone.

É verdade que existem formas de instalar os serviços Google via APK, porém, o trabalho que isso dá desmotivará a compra dos equipamentos.

A empresa de Mountain View está farta de tentar motivar as atualizações de sistema. O mais recente Projet Treble é uma das formas que a Google encontrou em trazer as atualizações de sistema mais rapidamente aos equipamentos Android, porém, só uma dúzia de equipamentos no mercado é que o suportam.

Esperemos que a próxima Google I/O em maio refira soluções para este problema. A Google tem nas mãos um dos sistemas operativos mais completos e amados no mundo. Esperemos que o estimem melhor do que o que tem vindo a fazer.

Assuntos relevantes na 4gnews:

ASUS Zenfone 5Z supera o Xiaomi Mi MIX 2S com recorde na AnTuTu

Samsung Galaxy Note 9 chegará em duas variantes

Topo de gama da HTC trará quatro câmaras e zero monocelhas

Fonte | Via

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.