Como já noticiamos anteriormente, a Google está já a desenvolver o Android 16 com vista a um lançamento mais cedo que o habitual. Portanto, é natural que sejam cada vez mais as notícias sobre as novidades deste sistema operativo.
Agora, graças a um relatório da Android Authority, ficamos a saber que a Google quer mudar as funções do modo Não incomodar. Para trás ficará a atual simplicidade do funcionamento desta opção para termos ao nosso dispor um maior leque de opções.
Modos irá revolucionar o "Não incomodar" no Android 16
A novidade em que a Google se encontra a trabalhar chama-se "Modos". Esta opção foi descoberta pela fonte mencionada através da versão Android 15 QPR1 Beta 3 disponibilizada recentemente.
Com esta novidade, poderás criar diferentes modos, cada um com o seu próprio nome, descrição, forma de ativação, notificações e mais. Estes poderão ser ativados nas Definições ou através do painel de definições rápidas do Android 16.
Esta funcionalidade será muito parecida com outra de igual nome já disponível no Android. No fundo, um leque de opções que te permite personalizar vários aspetos importantes do sistema operativo consoante as atividade ou horários.
Contudo, graças às novidades que a Google prepara para o Android 16, será ainda mais simples perceber quais modos estão ativos. Isto porque passará a ser apresentado o respetivo ícone na barra de estado, no ecrã bloqueado e até no ecrã sempre ligado.
Tal como se encontra agora o software da Google, neste local será apresentado o logo do primeiro modo que estiver ativo. Sim, porque poderás ativar vários modos em simultâneo sempre que achares necessário.
Nesse caso, será ainda apresentado o nome do primeiro modo, para depois apresentar o número total de modos ativos. Ou seja, uma forma mais simples e intuitiva de perceber que tipo de definições estão ativas no teu smartphone.
A Android Authority refere ainda que, atualmente, estão disponíveis mais de 40 logos para os Modos. Não sabemos se a Google planeia adicionar mais futuramente, mas certamente que já encontrarás um bom leque de opções para qualquer circunstância.
Importa, uma vez mais, sublinhar que estas opções ainda estão em fase de testes. Isso significa que a sua forma de funcionamento está sujeita a alterações até que a versão final do Android 16 seja disponibilizada.