Google, Facebook, Apple e Amazon chamadas ao coração da Europa

Rui Bacelar
Comentar

Os responsáveis máximos pela Google, Apple, Facebook e Amazon foram convidados pelo legislador europeu a deslocar-se a Bruxelas para depor junto da Comissão Europeia enquanto esta prepara novas disposições legais para equilibrar o poder dos GAFA.

O convite estipulava o dia 1 de fevereiro como data sugerida para o início dos trabalhos. É a mais recente iniciativa do legislador europeu no sentido de moderar, ou pelo menos regrar o poder das gigantes norte-americanas no mercado único digital.

Os líderes do mercado tecnológico foram chamados à Europa

Margrethe Vestager
Margrethe Vestager , a Comissária Europeia para a Concorrência.

A notícia foi avançada pela agência Reuters, dando conta do início dos trabalhos junto do Parlamento Europeu. A instituição começará a opinar e deliberar sobre as propostas entregues pela Comissão Europeia com vista a "forçar" um mercado concorrêncial justo.

Ao mesmo tempo, as novas medidas a serem cogitadas deverão prever multas mais pesadas para a inação dos GAFA perante a presença de fake news e conteúdo prejudicial online. Dois dos vetores que a Europa quer combater no mercado digital.

"O propósito da intervenção dos CEO's é simples. Criar um diálogo entre os executivos responsáveis pelas quatro plataformas globais líderes no mercado online, para poder aprender mais sobre o respetivo modelo de negócios e possíveis modelos vindouros. Isto para fazer frente a possíveis alterações no mercado e desafios emergentes." afirma o convite enviado às empresas, segundo a Reuters.

O convite feito à Google, Apple, Facebook e Amazon aponta o dia 1 de fevereiro como data, mas segundo a fonte, o dia pode ser alterado para melhor acomodar a agenda de cada executivo.

Google, Apple, Facebook e Amazon, o grupo GAFA

GAFA

"O evento contribuirá para preparar os membros do Parlamento Europeu para as próximas discussões em potenciais novas regulações para o setor digital. Por todas estas razões, frisamos que o convite é apenas para os CEO.", aponta o convite citado pela Reuters.

Por outro lado, segundo fontes próximas dos GAFA, dificilmente os responsáveis máximos aceitarão o convite. Ainda que a data possa ser alterada, as chances de tal vir a acontecer serão reduzidas.

Ainda assim, na última sexta-feira o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, participou numa videoconferência com Margrethe Vestager, responsável máxima da União para o setor em causa.

Note-se, por fim, que Vestager quer aplicar novas e duras diretivas para regular o mercado digital e garantir um mesmo nível de concorrência, algo que foi apresentado a Pichai, de acordo com um porta-voz da Comissão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.