A Google parece estar a trabalhar para trazer novidades muito úteis para a sua plataforma de videoconferência, Google Meet. Mais especificamente para a aplicação móvel do Meet.
Segundo uma informação encontrada no código de uma versão beta da aplicação do Meet, a empresa está a desenvolver suporte para câmara dupla e ecrã duplo.
Como os novos recursos devem funcionar
Ao investigar a versão 2024.07.28.657813293 da aplicação do Gmail, a equipa do Android Authority encontrou linhas de código que indicam que a Google está a trabalhar para incluir suporte para recursos de câmara dupla e exibição dupla no Meet.
Noutras palavras, com este recurso poderás utilizar as câmaras frontal e traseira do teu telemóvel simultaneamente durante uma chamada de vídeo. A funcionalidade de ecrã duplo, por sua vez, é válida para smartphones dobráveis, com painéis interno e externo.
Os códigos encontrados ainda mencionam a opção de ativar/desativar estes recursos, mas parece ser necessário desativar quaisquer efeitos para utilizar a funcionalidade de câmara dupla. Outra particularidade é que recurso, numa primeira fase, poderá ser utilizado apenas em chamadas entre 2 pessoas.
Ou seja, inicialmente a funcionalidade serviria apenas para mostrar à pessoa do outro lado da chamada o que estás a ver. Ainda assim, a criação do recurso abre espaço para outras formas de utilização no futuro, como duas pessoas a utilizar o mesmo smartphone para assistirem a uma reunião online, por exemplo, com cada uma a usar uma câmara e um ecrã do dispositivo.
Aqui estão as linhas de código encontradas:
As linhas de código ainda fazem referência a uma nova configuração vinculada aos utilizadores do Google Workspace. A configuração parece ser onde a Google planeia organizar todos os recursos inteligentes e opções de personalização.
Ainda não há confirmação sobre se os novos recursos vão chegar ao público geral e quando é que tal pode acontecer.