Google elimina da Play Store a aplicação para remover Apps chinesas!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda ontem vos escrevi que uma aplicação com o nome "remover Apps chinesas" ficou viral na Google Play Store ao conseguir em pouco menos de um mês mais de 5 milhões de downloads.

A aplicação era simples, identificava todas as Apps que tinhas no smartphone que eram de desenvolvedores chineses. Depois de as identificar, o utilizador podia apagar as Apps do seu smartphone.

Google remove a aplicação da Google Play Store

Contudo, todos ficamos um pouco surpreendidos ao ver que a Google permitiu tal aplicação disponível para download. Afinal de contas, vai diretamente contra as políticas da Google Play Store.

Mais concretamente, uma política para o desenvolvedor que diz que a sua aplicação não pode "influenciar ou incentivar a desinstalação de outras aplicações nos smartphones dos utilizadores". Pois bem, era exatamente o que esta aplicação fazia.

A aplicação "remove Apps chinesas" chegou mesmo ao primeiro lugar no top de downloads da Google Play Store no segundo maior mercado do mundo, Índia.

O maior problema da Google Play Store é este

É aqui que a Google Play Store falha redondamente. Isto porque a Google não se dá ao trabalho de verificar as suas Apps de forma "humana". Ou seja, quando lanças uma aplicação para a Google Play Store é revista por uma Inteligência Artificial (IA) que procura por malwares ou possíveis adware.

Escusado será dizer que são muitos os desenvolvedores que conseguem passar por essa IA. Agora ter uma aplicação na loja de Apps que vai diretamente contra as regras da comunidade e deixa-la chegar a 5 milhões de downloads, é simplesmente inaceitável.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: iPhone 12 trará uma características que todos desejam!
  • Total War Saga: TROY chegará no verão e será completamente gratuito!
  • Xiaomi acaba com a marca "Mijia"! Mas por boas razões
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.