O principal defeito que se pode apontar ao Android é a sua política de atualizações. Várias marcas são parcas neste capítulo, seja por agenda própria ou por limitações do hardware que utilizam.
Para tentar mudar este paradigma, a Google e a Qualcomm acabam de anunciar uma parceira que promete mudar o futuro das atualizações no Android. Estas prometem agora até quatro anos de atualizações do Android nos equipamentos com processadores Snapdragon.
Quatro grandes atualizações do Android serão agora possíveis
Atualmente, a maioria das construtoras Android oferecem apenas dois anos de grandes atualizações para os seus equipamentos. Na maioria das situações, isto reflete-se apenas nos seus topos de gama.
Graças ao trabalho conjunto da Google e da Qualcomm, este período poderá ser dobrado. Ao reduzir os processos necessários para a implementação de uma nova atualização, as empresas americanas oferecem as bases necessárias para que se possam atingir os quatro anos de atualizações de sistema e de segurança.
Project Treble está na base desta excelente notícia
Sem entrar em grandes detalhes, a base para esta novidade provém do Project Treble, lançado há vários anos pela Google. Esta iniciativa visa reduzir as etapas inerentes à implementação de uma nova versão do seu software pelas variadas marcas.
Esta filosofia desceu agora até ao nível do hardware, o que facilita a tarefa da Qualcomm no suporte dos seus processadores. Tendo a Qualcomm melhores condições para suportar os seus processadores por mais anos, é sua esperança que o software lhe siga o exemplo.
A novidade aplica-se aos equipamentos com o Snapdragon 888 e posterior, portanto, está limitada aos topos de gama de 2021 em diante. O segmento intermediário, aquele que mais vende no mundo inteiro, será contemplado futuramente com as mesmas condições.
Marcas terão a última palavra nas atualizações do Android
Infelizmente para nós, utilizadores, continuamos reféns das políticas das marcas de smartphones. Serão estas quem continuarão a disponibilizar as atualizações do Android, portanto, caberá a elas a decisão final.
A Google e a Qualcomm manifestam a sua esperança de que as construtoras possam tirar proveito do seu esforço conjunto. Ficando estas com uma boa fatia do trabalho, esperam facilitar o trabalho às marcas e que isso traga frutos para os utilizadores.
Relativamente às construtoras, ainda nenhuma se pronunciou sobre o assunto. Esperemos que as consequências desta grande notícia cheguem brevemente ao mercado.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung confirma oficialmente as melhores previsões para 2021
- Google Meet recebe legendas em tempo real em português
- Huawei disponibiliza HarmonyOS para os seus smartphones. Vê se o teu está na lista