Google e Microsoft são grandes empresas tecnológicas a nível global e que contam com milhões de utilizadores diários. Para cumprir todas as solicitações, as duas empresas gastam mais energia do que alguns países.
No mesmo sentido, as duas grandes tecnológicas conseguem também gerar mais dinheiros que algumas nações. Neste artigo damos-te conta de todos estes números extraordinários.
Consumo de energia da Google e Microsoft supera o de mais de 100 nações
De acordo com um relatório divulgado na rede social X pelo utilizador Michael Thomas, em 2023 a Google e a Microsoft consumiram 24 TWh de eletricidade, cada uma. Este número impressionante ultrapassa o consumo de eletricidade de mais de 100 países, entre os quais a Islândia e a Tunísia.
Para efeitos de comparação, estes dois países consumiram 19 TWh no mesmo ano de 2023. Saliente-se que existem também países que registam consumos energéticos superiores ao das gigantes tecnológicas. Por exemplo, a Eslováquia com 5,4 milhões de habitantes consumiu 26 TWh, também apenas no ano 2023.
Como não podia deixar de ser, este consumo energético – causado pelas necessidades dos centros de dados da Google e Microsoft – têm impacto no meio ambiente. Mas de acordo com vários relatórios divulgados, as duas empresas estão também a fazer um investimento relevante na adoção de energia renovável dentro desta indústria.
Google e Microsoft com receita superior ao PIB de alguns países
Mas assim como registam um elevado consumo energético, as duas grandes tecnológicas também conseguem ter uma receita que ultrapassa o PIB de alguns países.
Vamos a números. Em 2023, a Microsoft gerou uma receita de 211,9 mil milhões de dólares (cerca de 194,2 mil milhões de euros). Por sua vez, a Google conseguiu uma receita de 305,6 mil milhões de dólares (aproximadamente 280,2 mil milhões de euros), tendo conseguido contribuir com 739 mil milhões de dólares (677 mil milhões de euros) para a economia global, através de ferramentas como o Google Search, Cloud e YouTube.
Para efeitos de comparação, o PIB da Eslováquia em 2023 foi de 127 mil milhões enquanto o da Islândia foi de 30 mil milhões.
Como se pode ver por estes números incríveis, tanto a Microsoft como a Google conseguem gerar uma receita superior, assim como um impacto económico bastante relevante a nível global.