Ao que tudo indica, Google e Facebook concertaram esforços para contornar as regras de privacidade da Apple.
Agora foram revelados mais pormenores de uma ação judicial contra a Google, na qual a empresa já era acusada de cooperar com o Facebook no negócio da publicidade online.
Alegadamente, Google e Facebook já tinham um acordo sobre a publicidade online
Tudo começou em dezembro de 2020, com uma ação judicial movida por um grupo de procuradores-gerais norte-americanos em que estes acusavam a Google e o Facebook de terem chegado a um acordo sobre o negócio da publicidade online, desrespeitando assim as leis antitrust – combate à prática de monopólio do mercado.
Agora foram conhecidos mais pormenores desta ação através de uma atualização da queixa registada. Ao que tudo indica, a Google e o Facebook terão também unido esforços no sentido de contornar a política de privacidade da Apple.
Na referida queixa, os autores alegam que a Google e o Facebook "têm trabalhado juntos para melhorar a capacidade da rede social reconhecer utilizadores que usam browsers com cookies bloqueados nos equipamentos Apple e no browser Safari da empresa". Com esta ação, as duas empresas pretendem "contornar a política de privacidade da Apple".
Google pode estar a dar informações de utilizadores ao Facebook
Os autores da queixa foram mais longe e afirmam que as empresas integram os seus SDKs (software developing kit) para que a Google possa passar dados do Facebook para correspondência de cookie de identificação do utilizador. Por outras palavras, através desta alegada ação a Google e o Facebook conseguem rastrear os utilizadores finais Apple.
A Apple tem vindo a reforçar a sua política de privacidade, ao fornecer mais ferramentas aos seus utilizadores para que a privacidade destes seja assegurada. A confirmar-se esta situação, tanto Google como Facebook podem ver-se envolvidas em mais uma batalha judicial com as autoridades.
Editores 4gnews recomendam:
- Utilizadores queixam-se de que Android 12 traz vários problemas aos smartphones Google Pixel
- Google Pixel 6 Pro é derrotado por um iPhone de 2018
- MacBook Air 2022: esta pode ser a revolução de design esperada