Google diz que Duplex vai avisar o recetor que está a falar com um bot

Bruno Coelho
11 Maio, 2018

Tal como te contamos neste artigo, a demo da Google Duplex foi provavelmente o ponto alto da última edição do Google I/O. A tecnologia que parece retirada de um episódio de Black Mirror levantou bastantes questões, e a Google começa agora a responder a algumas delas.

Se ao início a Duplex recebeu apenas feedback positivo, não foi preciso esperar muito tempo para se ouvirem críticos. Principalmente preocupados pela forma como a tecnologia nos coloca perante um bot. E até como seria recebida do outro lado da linha.

Vê ainda: Apple iPhone SE (2018) confirmado por Evan Blass (@evleaks)

Para quem não sabe, a Duplex é a versão demo de uma feature que está a ser preparada para a Google Assistant. Basicamente delega a tarefa de, por exemplo, marcar uma ida ao cabeleireiro, para a assistente virtual.

A Google já confirmou que a Duplex se vai identificar

Como? O utilizador diz à assistente virtual para lhe marcar uma ida ao cabeleireiro numa determinada janela temporal e a Duplex faz o resto. Tudo isto com uma chamada de voz, que, como podes ver no final do artigo, tem tudo de realista. Algo que assustou as vozes críticas.

O que ficou logo patente é que a Google teria de avisar quem estava do outro lado que estava a falar com um bot. Ao que parece, a Google tomou nota e já confirmou que a Duplex se vai apresentar ao interlocutor. A empresa diz valorizar a discussão à volta da Duplex e “desde o início, transparência na tecnologia é importante”.

O represente da Google garante que o sistema será apropriadamente identificado pelo recetor da chamada. “O que mostramos no Google I/O foi uma versão demo, e estamos a analisar o feedback ao mesmo tempo que desenvolvemos o produto”.

Esta confirmação vem assim acalmar algumas vozes críticas. Aos admiradores dela, como eu, vem fazer fervilhar ainda mais de ansiedade para a ver em ação. Só falta uma termos assistente em português de Portugal.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 6 – Smartphone Android relevado em nova imagem

“The Expanse”- Esta pode ser a última temporada da série

Android. ASUS ROG rival do Xiaomi Black Shark pode chegar já em junho

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
15 imagens peculiares captadas pelas câmaras do Google Maps
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!
Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos
Como formatar o telemóvel antes de o vender como usado