Home Android

Google diz que Duplex vai avisar o recetor que está a falar com um bot

"Olá, eu sou Duplex" - parece um bom início de conversa.

Tal como te contamos neste artigo, a demo da Google Duplex foi provavelmente o ponto alto da última edição do Google I/O. A tecnologia que parece retirada de um episódio de Black Mirror levantou bastantes questões, e a Google começa agora a responder a algumas delas.

Se ao início a Duplex recebeu apenas feedback positivo, não foi preciso esperar muito tempo para se ouvirem críticos. Principalmente preocupados pela forma como a tecnologia nos coloca perante um bot. E até como seria recebida do outro lado da linha.

Vê ainda: Apple iPhone SE (2018) confirmado por Evan Blass (@evleaks)

Para quem não sabe, a Duplex é a versão demo de uma feature que está a ser preparada para a Google Assistant. Basicamente delega a tarefa de, por exemplo, marcar uma ida ao cabeleireiro, para a assistente virtual.

A Google já confirmou que a Duplex se vai identificar

Como? O utilizador diz à assistente virtual para lhe marcar uma ida ao cabeleireiro numa determinada janela temporal e a Duplex faz o resto. Tudo isto com uma chamada de voz, que, como podes ver no final do artigo, tem tudo de realista. Algo que assustou as vozes críticas.

O que ficou logo patente é que a Google teria de avisar quem estava do outro lado que estava a falar com um bot. Ao que parece, a Google tomou nota e já confirmou que a Duplex se vai apresentar ao interlocutor. A empresa diz valorizar a discussão à volta da Duplex e “desde o início, transparência na tecnologia é importante”.

O represente da Google garante que o sistema será apropriadamente identificado pelo recetor da chamada. “O que mostramos no Google I/O foi uma versão demo, e estamos a analisar o feedback ao mesmo tempo que desenvolvemos o produto”.

Esta confirmação vem assim acalmar algumas vozes críticas. Aos admiradores dela, como eu, vem fazer fervilhar ainda mais de ansiedade para a ver em ação. Só falta uma termos assistente em português de Portugal.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 6 – Smartphone Android relevado em nova imagem

“The Expanse”- Esta pode ser a última temporada da série

Android. ASUS ROG rival do Xiaomi Black Shark pode chegar já em junho

ViaGSMArena
FonteTheVerge
Bebe das canções de Manel Cruz, das idiossincrasias de Bruno Aleixo e dos planos de Quentin Tarantino. A escrita está-lhe no sangue, e o amor à tecnologia é uma boa desculpa para o mostrar a quem queira ler.