Google terá feito chamadas falsas ao apresentar o Google Duplex

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O identificar-se-á como "robô" quando fizer chamadas, tal como um ser humano.

Vê ainda: OnePlus 6 – Tudo o que precisas de saber sobre o ”flagship killer”

O objectivo do Duplex passará por agilizar a marcação de compromissos e aliviar alguma da carga laboral para o utilizador. Ficamos a saber que o Google Duplex será capaz de fazer chamadas tal como um humano graças à sua Inteligência Artificial (IA).

Acreditem que vale a pena ver (ou rever) o vídeo de apresentação deste serviço, presente no final do artigo. Aí podemos ver a Google Assistant a efetuar uma chamada telefónica, contactando um serviço local para marcar uma ida ao cabeleireiro.

Google Duplex é capaz de efetuar chamadas para auxiliar o utilizador

A conversa é tão natural que a pessoa do outro lado da linha nem se terá apercebido de que estava a falar com um "bot", uma inteligência artificial e não com um humano. Aliás, a chamada foi tão mas tão perfeita que naturalmente começaram a surgir suspeitas quanto à sua veracidade. Ainda assim, Sundar Pichai insiste que a chamada não foi uma mera gravação feita anteriormente mas sim uma chamada real para uma pessoa real. "O Google Duplex efetuou uma marcação no cabeleireiro para o seu utilizador, uma chamada real."

Agora, será que a Google foi 100% honesta durante a sua keynote de apresentação? Aqui a publicação Axios levanta algumas questões na sua mais recente peça dedicada a este Google Duplex.

Em primeiro lugar a Axios refere o habitual treinamento que os funcionários recebem para em primeiro lugar identificarem a empresa / entidade a que pertencem. De forma a deixar bem claro que estão a ligar para X, Y, Z.

As suspeitas sobre a veracidade das chamadas feitas pelo Google Duplex

Para provar o seu ponto de vista, a Axios contactou uma série de restaurantes, cabeleireiros e outras entidades prestadoras de serviços. Em todas as ocasiões o funcionário / colaborador identificava em primeiro lugar o local / empresa.

Já no caso das chamadas efetuadas pela tecnológica responsável pelo sistema operativo Android, tal não sucedeu. Em ambos os casos começamos logo a assistir a um diálogo entre máquina e humano.

Em segundo lugar a Axios refere a total ausência de ruído ambiente em ambas as chamada efetuadas pelo serviço Google Duplex. Ora, tratando-se de um cabeleireiro e de um restaurante é expectável que o local se encontre repleto de ruído, ou pelo menos algum.

Em terceiro lugar, em nenhuma das chamadas o restaurante e o cabeleireiro pediram ao interlocutor um número de retorno. Ora, quando estamos a marcar um agendamento é normal que o estabelecimento peça algum contacto, nome ou identificação. Tal não sucedeu.

Google não comentou as alegações sobre as chamadas

A Axios solicitou à Google o nome de ambos os estabelecimentos para apurar a veracidade das chamadas, tentando replicar as mesmas. Aqui, a tecnológica norte-americana afirmou que a identidade da ambas estava protegida e não seria revelada.

Em seguida a Axios perguntou se uma ou ambas as chamadas foram editadas. Isto para remover (proteger) o nome dos estabelecimentos. Aí, o porta-voz da Google recusou comentar a pergunta. Prometeu, contudo, voltar a falar com eles, com mais esclarecimentos. Tal não sucedeu.

Perante o silêncio da Google a Axios voltou a enviar um email para a equipa de comunicação da empresa norte-americana. A resposta prometia um novo contacto, esclarecedor, em breve. Tal não sucedeu.

Estará a tecnológica norte-americana a mentir ou será o Google Duplex simplesmente perfeito?

O serviço da empresa que criou o sistema operativo Android é extremamente promissor. O simples facto de podermos delegar à assistente virtual a tarefa de marcar consultas, presenças e compromissos por nós será um grande alívio.

Poderemos concentrar-nos cada vez mais nas tarefas basilares do nosso dia-a-dia e claro, também na família. Ainda assim, terá a Google em embelezado demais o seu Google Duplex durante a apresentação? É sem dúvida uma hipótese plausível.

Já por outro lado, a postura da empresa também não ajuda a levantar este véu de secretismo e dúvida que se tem gerado em torno do seu novo serviço. Esperemos que em breve tudo receba uma nova luz.

Em última análise, a conversa do Google Duplex (mediado pela Assistant) foi tão perfeita que as suspeitas foram naturalmente criadas.

Pessoalmente assisti à conferência de apresentação. Sinceramente fiquei estupefacto com os resultados e verdade seja dita, parece bom demais para ser verdade.

Qual é a vossa opinião sobre o assunto? Será apenas uma nova caça às bruxas ou estará efetivamente a Google a mentir?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 9 pode chegar mais cedo, tal como o Galaxy S10

d Oreo em Portugal

d já está à venda por 425€

via 4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.