Google Duo prepara-se para ficar melhor que o FaceTime e WhatsApp com nova funcionalidade!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Para já o WhatsApp, FaceTime e Facebook Messenger são das aplicações que mais se utiliza para fazer videochamadas, porém, se ainda não utilizaste o Google Duo não sabes o que estás a perder.

A qualidade de chamadas é bem superior ao WhatsApp e Facebook Messenger, seja em vídeo ou áudio. Agora, com a nova funcionalidade, o Google Duo prepara-se para enfrentar sem medo o FaceTime.

Transcrever mensagens de voz e vídeo estão a chegar ao Google Duo

Segundo novas informações de Jane Manchun Wong, programadora que já se viu correta no passado, o Google Duo prepara-se para implementar duas novas ferramentas que melhorarão consideravelmente a aplicação

  • Gravar mensagens: vídeos, mensagens de voz, fotografias e notas
  • Legendas em tempo real: manda mensagens de áudio para o recetor receber em mensagem, mas não ser gravada

Com a nova funcionalidade, os utilizadores poderão simplesmente escolher o contacto, gravar uma mensagem de voz ou vídeo e dizer à aplicação para transcrever aquilo que foi dito para o recetor. Ou seja, o recetor iria receber como se fosse uma mensagem normal.

Transcrever chamadas de vídeo em tempo real

O próximo passo será seguir o Skype com a transcrição de videochamadas em tempo real. Ou seja, iria parecer tal como um filme. Ao falares as legendas do que estavas a dizer apareceriam abaixo.

Ainda não há informações sobre possíveis transcrições em tempo real, porém, já foi referido no passado que tal pode estar para acontecer. Ou seja, se esta nova funcionalidade de transcrever mensagens de áudio e vídeo chegar, não demorará até que se transforme em algo melhor.

WhatsApp, Facebook Messenger, FaceTime ou Google Duo

De forma simples quero dar-te uma dica de todos estes serviços e como os utilizo. Acredito plenamente que as opiniões possam ser diferentes, contudo, dada a minha utilização em todos eles, acredito que seja a melhor definição para cada um deles.

WhatsApp: mensagens privadas ponta-a-ponta encriptadas são uma vantagem. Qualidade de chamadas de áudio e vídeo deixa a desejar.

Facebook Messenger: Encontrar uma pessoa é muito mais simples porque basta um perfil do Facebook. Contudo, não existe (de forma simples, só se ativares nas definições do chat) mensagens ponta-a-ponta encriptadas. Qualidade de áudio em chamadas não é mau, mas qualidade de videochamadas é um terror (também não são encriptadas)

FaceTime: Dos melhores serviços em nível de videochamadas. Porém, apenas disponível para utilizadores Apple. Assim sendo, pouco vantajoso para a maior parte da população portuguesa. Excelente qualidade de videochamada, tanto em imagem como em som.

Google Duo: Disponível para Android, iOS e PC. Qualidade de chamadas fenomenal. Possibilidade de enviar notas rápidas, clips de som ou mensagens em vídeo. Gasta menos dados de internet que os concorrentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi mostra vídeo da rapidez do carregamento sem fios num smartphone que envergonha os concorrentes!
  • Huawei EMUI 11: estes podem ser os telemóveis a receber. Descobre se o teu está na lista
  • iPhone dobrável. Este pode ser o seu design quando for lançado (vídeo)
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.