Google Drive testa armazenamento offline total no Chrome

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O serviço de nuvem Google Drive já permitia aceder aos Documentos, Slide e Tabelas (da própria Google) em modo offline. Agora a Google está a testar a possibilidade de se guardarem PDFs, documentos do Office, e outros ficheiros de modo offline no serviço a partir da web app.

A Google escreve no seu blogue que “já era possível utilizar os Documentos, Slides e Tabelas Google offline. Agora, com a nova beta, também podes marcar PDFs, imagens, Microsoft Office e outros ficheiros 'não-google' para acesso offline usando o Google Drive no Chrome”. A funcionalidade está, para já, limitada a clientes do serviço G Suite.

Neste momento a funcionalidade encontra-se limitada a organizações G Suite que tenham, nos programas beta, optado pelo acesso offline. Também já pode ser usado por contas Gmail desde que o acesso offline esteja ativado, não estando neste caso a funcionar para todos.

Funcionalidade limitada ao Google Chrome

Algo que deve ser tido em atenção é que esta é uma funcionalidade que, por enquanto, está limitada ao Chrome. Ou seja, não poderá ser ativa noutros browsers como o Safari ou o Firefox.

A Google adverte no seu comunicado que a funcionalidade ainda não é suportada por utilizadores de ChromeOS. No entanto, a empresa diz estar a trabalhar para trazer estas capacidades offline à plataforma em breve.

Os utilizadores comuns ainda terão de esperar algum tempo para ter esta funcionalidade em pleno. Assim que estiver disponível acabará com o problema de, quando estamos em viagem, e queremos aceder a um ficheiro importante, precisarmos de estar ligados a uma rede de internet para o fazer.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google corrige falha nas câmaras Nest que podiam estar a espiar-te
  • Aplicação do Calendário Google está a ser usada para recolher informações pessoais
  • Google Keep atinge meio milhão de downloads na Play Store
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.