Google Drive fará Backup automático de todo o teu Computador

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Drive é um dos serviços mais populares desta gigante tecnológica. Lançado em abril de 2012 rapidamente cresceu em popularidade e funcionalidades. O serviço permite-te armazenar arquivos e ficheiros na Cloud (nuvem) da Google possuindo ainda sincronização com Windows, Mac, iOS, Android, entre outros. Seja no computador ou no smartphone, o Google Drive é um serviço indispensável nos dias que correm.

Vê ainda: Galaxy Note 8 – Qual é a tua cor favorita para o próximo Samsung?

Algumas das suas mais valias incluem a partilha com os teus amigos e colaboradores através da conta Google. Tu e só tu é que podes decidir com quem irás partilhar cada arquivo e definir o nível de permissão de cada pessoa. Em suma, tens controlo sobre quem vê e o que cada pessoa pode fazer com os conteúdos. Desde visualizar, editar ou comentar os teus arquivos na Google Drive.

Google Drive vai crescer!

A Google vai tornar o seu Google Drive numa ferramenta mais versátil e robusta. Em breve, em vez de teres que colocar os ficheiros na pasta Drive, aqueles que pretendes armazenar na nuvem, o próprio serviço vai monitorizar e guardar automaticamente - fará um backup automático. Esta funcionalidade poderá salvar automaticamente todos os ficheiros do teu computador, alguma pasta em específico, repartição de disco ou apenas os ficheiros que tu seleccionares.

A nova função de backup automático será implementada ainda este mês, mais concretamente no dia 28 de junho. Estas novidades serão disponibilizadas através de uma nova aplicação, a Backup and Sync que utilizará os recursos de armazenamento da tua Google Drive.

A gigante tecnológica recomenda aos utilizadores mais ativos que façam o download desta aplicação assim que esta for disponibilizada. Contudo, para o setor empresarial a Google recomenda que continuem a usar a Google Drive tal e qual como até agora. Pelo menos para já.

Pelos vistos a nova aplicação Backup and Sync poderá substituir a aplicação Google Drive convencional bem como a app Google Photos Backup, pelo menos para alguns utilizadores. Resta saber o que é que esta nova aplicação de backup conseguirá fazer efetivamente. Provavelmente poderás abrir e editar alguns ficheiros comuns como texto, apresentações e imagens. Contudo, resta saber se poderás sincronizar todos estes ficheiros em vários computadores utilizando a Google Drive como intermediário.

Armazenamento no Google Drive continuará nos 15GB

Todo este armazenamento e salvaguarda contínua dos teus ficheiros irá certamente colocar mais pressão sobre o limite de 15GB de armazenamento nesta Cloud da Google (limite de utilização gratuita). Relembro que a Google disponibiliza ainda pacotes pagos de 100GB até ao máximo de 30TB de armazenamento.

Contudo não deixa de ser uma jogada muito inteligente por parte da Google e será sem dúvida uma função útil. Especialmente na era dos discos SSD's com menos de 500GB's, poder guardar variadíssimos ficheiros na nuvem será um alívio.

Resta saber como reagirá a concorrência, nomeadamente a OneDrive da Microsoft e a iCloud da Apple. Note-se que já há muito tempo que os utilizadores da Dropbox tem pedido uma função semelhante e para quem procure flexibilidade acima de tudo, o serviço da Google parece-me claramente o mais vantajoso.

Utilizas este serviço da Google? Planeias aproveitar os seus novos recursos assim que ficarem disponíveis no dia 28 de junho?

Outros temas relevantes:

Google Pixel não vendeu tão bem quanto esperado

Pete Lau afirma que o OnePlus 5 será fácil de adquirir

Galaxy S8 e S8+ considerados os melhores smartphones do mercado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.