Google Drive deixará de funcionar em março mas já há alternativa oficial!

Rui Bacelar
Google Drive
App Google Drive chegará ao fim mas já existe substituto.

Podes atualizar agora ou mais tarde, não é uma questão de "Se" mas de "Quando". A Google está a expandir o seu novo motor de armazenamento de dados na cloud, o Backup and Sync que substituirá a App Google Drive, para Android e iOS. Não é motivo para alarme, trata-se de uma mudança planeada e estruturada pela gigante tecnológica.

Vê ainda: iPhone 8: Ecrãs OLED da Samsung vão custar uma fortuna à Apple

Com o intuito de unificar os seus serviços de armazenamento na nuvem, a Google quer que passes a utilizar a nova App que faz exatamente a mesma coisa mas que será capaz de armazenar mais tipos de ficheiros num só local.

Google vai mesmo "reformar" o Google Drive

Se és um dos milhões de utilizadores da aplicação Google Drive para sincronizar os teus ficheiros entre plataformas e dispositivos, ou simplesmente para guardar documentação, imagens e outro tipo de ficheiros então fica já precavido. Terás três meses para instalar o substituto deste Google Drive.Google Drive Google Manifesto smartphone 4gnews Google engenheiro desigualdade de género

Foi no passado mês de julho que a empresa responsável pelo mais popular motor de busca do mundo formalizou a decisão de substituir este seu serviço pelo novo Backup and Sync que fará exatamente o mesmo.

Esta semana a empresa revelou que deixará de suportar a Drive no dia 11 de setembro, sendo o serviço completamente encerrado no dia 12 de março de 2018. Até lá teremos tempo suficiente para adotar a nova App.

O novo serviço e abordagem da gigante tecnológica ao software de sincronização e armazenamento de dados permitirá à gigante tecnológica armazenaram num só local todos os ficheiros constantes no teu computador e pastas de ficheiros, bem como todas as tuas fotografias guardadas no serviço Google Fotos.

O futuro está na cloud e a Google sabe disso

Esta mudança reflete apenas a crescente importância dos serviços de armazenamento na cloud.

Hoje em dia já não guardamos todos os ficheiros e informações vitais num só lugar. Tal seria catastrófico no caso de roubo, perda ou mau funcionamento do dispositivo físico onde toda a informação estava guardada.

Serviços como a Dropbox, Microsoft OneDrive, Apple iCloud e claro, a Google Backup são cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia e crescem em espaço, funções e conveniência.

A Google estará a desenvolver ainda novas soluções para o público empresarial, nomeadamente a File Stream para grandes volumes de informação. Esta será apenas uma das soluções que estarão a ser desenvolvidas para o setor profissional.

De qualquer forma, o fim da Drive não implica de forma alguma o fim do armazenamento na cloud, representa sim, um passo importante para uma agregação de serviços, todos sob a alçada e reunidos na nova App.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

A nova App Backup and Sync ainda não se encontra disponível na Play Store nacional portanto teremos que esperar mais um pouco. De qualquer forma, volto a frisar que não existem motivos para alarme. Não vais perder os teus ficheiros, terás apenas uma mudança na App que fará a mesma função (com alguns truques novos).

Outros assuntos relevantes:

Estará o Facebook Messenger a tentar ser o novo Tinder?

Séries, filmes e tudo que envolva a Disney deixará a Netflix em 2019

Samsung Galaxy Note8: reconhecimento facial já não pode ser enganado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.