Google Drive deixará de funcionar em março mas já há alternativa oficial!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Podes atualizar agora ou mais tarde, não é uma questão de "Se" mas de "Quando". A Google está a expandir o seu novo motor de armazenamento de dados na cloud, o Backup and Sync que substituirá a App Google Drive, para Android e iOS. Não é motivo para alarme, trata-se de uma mudança planeada e estruturada pela gigante tecnológica.

Vê ainda: iPhone 8: Ecrãs OLED da Samsung vão custar uma fortuna à Apple

Com o intuito de unificar os seus serviços de armazenamento na nuvem, a Google quer que passes a utilizar a nova App que faz exatamente a mesma coisa mas que será capaz de armazenar mais tipos de ficheiros num só local.

Google vai mesmo "reformar" o Google Drive

Se és um dos milhões de utilizadores da aplicação Google Drive para sincronizar os teus ficheiros entre plataformas e dispositivos, ou simplesmente para guardar documentação, imagens e outro tipo de ficheiros então fica já precavido. Terás três meses para instalar o substituto deste Google Drive.

Foi no passado mês de julho que a empresa responsável pelo mais popular motor de busca do mundo formalizou a decisão de substituir este seu serviço pelo novo Backup and Sync que fará exatamente o mesmo.

Esta semana a empresa revelou que deixará de suportar a Drive no dia 11 de setembro, sendo o serviço completamente encerrado no dia 12 de março de 2018. Até lá teremos tempo suficiente para adotar a nova App.

O novo serviço e abordagem da gigante tecnológica ao software de sincronização e armazenamento de dados permitirá à gigante tecnológica armazenaram num só local todos os ficheiros constantes no teu computador e pastas de ficheiros, bem como todas as tuas fotografias guardadas no serviço Google Fotos.

O futuro está na cloud e a Google sabe disso

Esta mudança reflete apenas a crescente importância dos serviços de armazenamento na cloud.

Hoje em dia já não guardamos todos os ficheiros e informações vitais num só lugar. Tal seria catastrófico no caso de roubo, perda ou mau funcionamento do dispositivo físico onde toda a informação estava guardada.

Serviços como a Dropbox, Microsoft OneDrive, Apple iCloud e claro, a Google Backup são cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia e crescem em espaço, funções e conveniência.

A Google estará a desenvolver ainda novas soluções para o público empresarial, nomeadamente a File Stream para grandes volumes de informação. Esta será apenas uma das soluções que estarão a ser desenvolvidas para o setor profissional.

De qualquer forma, o fim da Drive não implica de forma alguma o fim do armazenamento na cloud, representa sim, um passo importante para uma agregação de serviços, todos sob a alçada e reunidos na nova App.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Play Store nacional portanto teremos que esperar mais um pouco. De qualquer forma, volto a frisar que não existem motivos para alarme. Não vais perder os teus ficheiros, terás apenas uma mudança na App que fará a mesma função (com alguns truques novos).

Outros assuntos relevantes:

Estará o Facebook Messenger a tentar ser o novo Tinder?

Séries, filmes e tudo que envolva a Disney deixará a Netflix em 2019

Samsung Galaxy Note8: reconhecimento facial já não pode ser enganado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.