Google Docs vai mostrar contagem de palavras enquanto escreves

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Ver o número de palavras enquanto se escreve é uma funcionalidade essencial no Google Docs. No entanto, para aceder a esta informação, é necessário ir às ‘Ferramentas’, e de seguida a ‘Contagem de Palavras’.

Segundo a última atualização do serviço, estes dias estão perto do fim. Durante o mês de outubro, os utilizadores do Google Docs terão acesso à contagem de palavras, ao mesmo tempo que escrevem um texto. No entanto, a funcionalidade será primeiramente implementada no G Suite (Google Docs para empresas).

Como vês na imagem abaixo, terás acesso ao número de palavras do texto à medida que vais escrevendo. Caso cliques nessa caixa de contagem, terás também acesso ao número de páginas e ao número de caracteres (com e sem espaços).

A Google escreve no seu comunicado: “Nós tivemos conhecimento de que mostrar esta informação é útil para utilizadores que trabalham em documentos que requerem mínimo e/ou máximo de palavras”.

Funcionalidade será ativada por defeito

Assim que ficar ativa para todos, a funcionalidade estará disponível por defeito. Caso a queiras ativar/desativar, poderás fazê-lo em ‘Ferramentas’, ‘Contagem de Palavras’ e ‘Mostrar contagem de palavras enquanto escreves’.

Este é o tipo de funcionalidade que, para quem usa o Microsoft Word, tem acesso por defeito há bastante tempo. É algo dispensável para muitos, mas que será essencial para quem utiliza este tipo de ferramentas diariamente.

Esta funcionalidade chega assim em outubro a todos os utilizadores do G Suite. É de crer que a Google a faça chegar a todos os utilizadores algum tempo depois.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vídeo publicitário do Google Pixel 4 revela muitos pormenores!
  • Queres ter conversas realistas com a Assistente Google? Já não falta muito!
  • Apple finalmente responde às falhas de segurança descobertas pela Google
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.