Google Docs. Escrita automática já está a ser testada

Bruno Coelho
Comentar

A funcionalidade Smart Compose (composição inteligente) foi introduzida em 2018 no Gmail. Usando inteligência artificial pretendia ajudar os utilizadores a escrever emails mais rapidamente.

A Google anuncia agora que já está a testar a funcionalidade nos Docs. Por enquanto em formato beta, o objetivo é ajudar os utilizadores e escreverem os seus documentos de forma mais rápida.

Smart Compose
Exemplo do Smart Compose no Google Docs

Smart Compose reduz erros ortográficos e gramaticais

Para já, apenas administradores de domínio do G Suite poderão experimentar a funcionalidade. Segundo a Google, tal como no Gmail, o objetivo é que não tenhas atrasos na “escrita repetitiva enquanto reduz a possibilidade de erros ortográficos e gramaticais”.

Esta é, para já, uma funcionalidade bastante limitada e apenas disponível em inglês. Portanto, é de esperar que demore a chegar a todos aqueles que usam o Google Docs globalmente.

Se no Gmail esta é uma funcionalidade que pode dar jeito, poderá ter mais dificuldades em vingar nos Documentos. Frases repetidas em emails é algo corrente, mas não é algo tão habitual em textos mais longos.

Segundo a Google, a Smart Compose ajuda as pessoas a escreverem cerca de 2 milhões de caracteres por semana. Assim que chegar a todos os utilizadores poderemos testá-la no Docs de forma a perceber a sua verdadeira utilidade no dia a dia.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.