Google Docs. Escrita automática já está a ser testada

Bruno Coelho
Comentar

A funcionalidade Smart Compose (composição inteligente) foi introduzida em 2018 no Gmail. Usando inteligência artificial pretendia ajudar os utilizadores a escrever emails mais rapidamente.

A Google anuncia agora que já está a testar a funcionalidade nos Docs. Por enquanto em formato beta, o objetivo é ajudar os utilizadores e escreverem os seus documentos de forma mais rápida.

Smart Compose reduz erros ortográficos e gramaticais

Para já, apenas administradores de domínio do G Suite poderão experimentar a funcionalidade. Segundo a Google, tal como no Gmail, o objetivo é que não tenhas atrasos na “escrita repetitiva enquanto reduz a possibilidade de erros ortográficos e gramaticais”.

Esta é, para já, uma funcionalidade bastante limitada e apenas disponível em inglês. Portanto, é de esperar que demore a chegar a todos aqueles que usam o Google Docs globalmente.

Se no Gmail esta é uma funcionalidade que pode dar jeito, poderá ter mais dificuldades em vingar nos Documentos. Frases repetidas em emails é algo corrente, mas não é algo tão habitual em textos mais longos.

Segundo a Google, a Smart Compose ajuda as pessoas a escreverem cerca de 2 milhões de caracteres por semana. Assim que chegar a todos os utilizadores poderemos testá-la no Docs de forma a perceber a sua verdadeira utilidade no dia a dia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps. Portugal entre os países com melhor cobertura dos limites de velocidade
  • Google Assistant vai ganhar nova forma de mostrar notícias! Entende qual
  • Google Chrome para Android recebe nova pesquisa de imagens! Aprende como ativar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt