Há poucos dias demos conta da circulação de um novo malware bancário no Android conhecido como Sturnus. Este assume uma particular perigosidade porque consegue aceder até a mensagens encriptadas de plataformas como WhatsApp, Signal ou Telegram.
Perante a preocupação gerada após estes relatos, a Google veio fazer um comunicado para descansar os utilizadores Android. À Android Authority, a empresa americana garante que os equipamentos com o seu sistema operativo estão protegidos desta ameaça.
Google diz que não tem evidências da presença do Sturnus na Play Store
“Com base na nossa deteção atual, nenhuma aplicação que contenha esse malware foi encontrada na Google Play. Os utilizadores do Android são protegidos automaticamente contra versões conhecidas desse malware pelo Google Play Protect, que está ativado por padrão em dispositivos Android com os Google Play Services. O Google Play Protect pode alertar os utilizadores ou bloquear aplicações que apresentem comportamento malicioso, mesmo quando essas aplicações são provenientes de fontes externas à Play Store.”
Este foi o comunicado enviado àquele órgão de comunicação, apaziguando os receios da proliferação do Sturnus. Aquilo que a Google nos diz é que nenhuma aplicação presente na Play Store está infetada com este malware.
Ela garante ainda que todos os equipamentos com os seus serviços instalados estão protegidos graças aos mecanismos de defesa do Google Play Protect. Ou seja, se tens um smartphone Android devidamente certificado, não tens de te preocupar com este malware bancário.
Estas declarações são particularmente importantes depois de nos ter sido comunicado que os métodos de propagação do Sturnus eram desconhecidos. São um reassegurar da segurança do ecossistema Android, com a garantia de que todos os seus mecanismos de defesa estão a funcionar.
Prevenção continua a ser a melhor arma
Apesar das garantias dadas pela Google, a tua melhor arma contra o Sturnus é a prevenção. Ou seja, evitar descarregar aplicações de fontes desconhecidas e nunca descarregar nada que chegue até ti por links enviados por mensagens.
De igual modo, deves ter as últimas atualizações - seja para o Android, seja para as tuas aplicações - sempre instaladas. Estas costumam trazer as correções de segurança para as últimas ameaças conhecidas.
