Google disponibiliza os seus novos atalhos para todos: sabe como

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google já disponibiliza em alguns dos seus serviços, atalhos que te permitem realizar tarefas de forma mais rápida enquanto navegas no teu browser. Se usas o Google Docs, basta escreveres doc.new para criares um novo documento. Ou se queres guardar um evento no Calendário, escreves somente cal.new.

Agora a Google vai fazer esta “magia” espalhar-se por tudo o que é site. À data de escrita deste artigo, já existem sites como o Spotify, o Ebay ou o Gifhub a adotar estes atalhos.

Exemplos práticos com os atalhos .new

  • Criar uma playlist no Spotify – playlist.new
  • Listar algo no Ebay - sell.new
  • Aceder ao repositório do Github – repo.new

A Google abriu assim a possibilidade de, as empresas que desejarem, registarem os seus domínios até 14 de janeiro do próximo ano. A partir de 2 de dezembro, qualquer pessoa poderá solocitar o seu próprio .new à Google para registo.

Assim que a medida for aberta ao público, a Google quer ter a certeza que estes atalhos serão utilizados por quem pretenda fazer os utilizadores economizar tempo. O objetivo é mesmo tornar os domínios menos estáticos.

Veremos no futuro onde estes atalhos poderão ser extensamente implementados. Para já, criar uma playlist no Spotify afirma-se certamente como um dos mais atrativos para a generalidade dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Calendário. Descobre como criar eventos de forma mais rápida
  • Google Chrome 80 vai banir publicidade "pesada". Entende
  • Assistente Google está a testar uma nova interface que vais adorar!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.