Google disponibiliza nova funcionalidade que poderá salvar vidas

Carlos Oliveira
Comentar

A Google lançou hoje uma nova funcionalidade para os Pixel que ajudará a prevenir muitas tragédias. A nova opção chama-se Safety Chek e como o nome indica, visa aferir se tudo está bem contigo num determinado período.

Esta funcionalidade é descrita pela Google como um método de verificação de que está tudo bem quando estás fora de casa sozinho. Mas, na verdade, a forma como foi concebida permite que seja utilizada quando bem entenderes.

Como funciona esta nova medida de prevenção

Quando ativado, o Safety Chek irá tomar conta da totalidade do ecrã do smartphone e oferecer algumas opções que poderão ser importantes em caso de acidente. Tudo isto será despertado no horário que pré-definires.

Imagina que sais do trabalho às 19 horas e costumas regressar a casa a pé, sozinho. Podes definir o Safety Chek para ser despertado às 19:15 e terás ainda de providenciar alguns contactos de emergência.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Chegados às 19:15, como se de um alarme se tratasse, o Safety Chek irá ocupar o ecrã do teu smartphone e perguntar como estás. Como resposta, poderás confirmar que está tudo bem, partilhar a tua localização com os contactos de emergência ou então ligar para o 112.

Se dentro de um minuto não introduzires nenhuma resposta, os teus contactos de emergência serão automaticamente contactados e receberão a tua localização no Google Maps. É pena que esta opção não possa ser o contacto com o 112, mas percebe-se para evitar falsos alarmes.

Imagina, portanto que, se por um acaso, caíres ou fores atropelado e não tiveres ninguém por perto para te ajudar, já sabes que às 19:15 o teu smartphone quererá saber da tua saúde. Num caso desses, facilmente poderás alertar alguém conhecido para vir em teu auxílio.

A ideia da Google está bem pensada, mas poderá não surtir o efeito desejado em caso de acidentes inesperados. Visto que esta verificação só irá ocorrer na hora que tu quiseres, qualquer acidente que ocorra noutro período do dia não irá despoletar a mesma reação no smartphone.

Uma vez lançado para os Google Pixel, é provável que, em breve, outros dispositivos Android venham a receber a mesma funcionalidade. Facilmente a Google poderá disponibilizar esta opção para qualquer smartphone com uma atualização de software.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.