Google torna Digital Wellbeing obrigatório nos dispositivos Android

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A aplicação Digital Wellbeing foi criada pela Google, e pretende que possas encontrar um balanço entre a tecnologia e a tua vida pessoal. O objetivo é que possas limitar e monitorizar o tempo que passas “agarrado” ao smartphone, se assim se desejares.

A Google lançou esta app em meados de 2018, mas era exclusiva dos smartphones Pixel, chegando posteriormente a outros dispositivos. No entanto, esta deixa agora de ser uma opção por parte dos fabricantes.

O XDA-Developers teve acesso a um documento dos serviços da Google, que revela que o Digital Wellbeing é agora uma condição para dispositivos com Android 9 e Android 10.

Como podes ver na imagem abaixo, o documento afirma que “todos os dispositivos que sejam lançados ou atualizados para Android 9 ou Android 10 a partir de 3 de setembro” têm de ter esta funcionalidade.

Solução terá de ser visível nas Definições dos dispositivos

Isto é, obviamente, válido para dispositivos novos e existentes, que terão de ter uma solução de “bom comportamento digital” com controlos parentais na parte cimeira das suas Definições.

Este tipo de aplicação pretende que possas fazer monitorização do uso de aplicações, delimitar níveis máximos para o uso de certa app, mas também diminuir o uso do dispositivo à noite. É bom ver que a Google está a impor algo positivo às fabricantes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google dificulta o acesso à navegação por gestos das construtoras no Android 10
  • Apps de 'stalking' aumentam presença na Google Play Store em 373%
  • Google Pixel 4: fotografias mostram qualidade da câmara antes do lançamento
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.