Google dificulta o acesso à navegação por gestos das construtoras no Android 10

Carlos Oliveira
1 comentário

A Google já havia declarado que a navegação por gestos teria de estar disponível em qualquer smartphone com Android 10. No entanto, nada fazia prever que as construtoras vissem a aplicação dos seus próprios gestos ser limitada.

A publicação 9to5 Google teve acesso aos documentos com todas as obrigações que as construtoras terão de cumprir para lançar smartphones com o Android 10. Numa das alíneas, a Google refere que todos os dispositivos terão de contar com os três botões de navegação clássicos ou com os gestos do Android 10.

Qualquer empresa que queira desenvolver os seus gestos não terá vida fácil para fazer com que os seus utilizadores os utilizem. A Google proíbe expressamente que esses gestos sejam publicitados no processo de configuração do smartphone ou por outro meio.

Ademais, a ativação desses gestos terá de ficar "escondida" algures nas definições do equipamento. Um exemplo fornecido pela Google é que esta opção seja colocada nas definições "Avançadas".

Google está a limitar a ação das suas parceiras

Estas normas são uma clara limitação da ação de qualquer empresa que comercialize smartphones Android. Embora a empresa norte-americana não proíba o uso de gestos terceiros, ela não quer que estes sejam usados pelos utilizadores.

As motivações para esta atitude não são claras, mas poderá ter que ver com uma maior uniformidade dentro do seu sistema operativo. Ao serem usados os gestos por defeito do Android 10, a transição para outro equipamento com o mesmo sistema operativo será mais intuitiva.

Gestos do Android 10 podem criar conflitos com apps

No Android 10, para voltares ao ambiente de trabalho basta que deslizes do fundo do ecrã para cima. Já para retroceder, basta deslizar de fora para dentro numa das laterais do ecrã.

É o gesto para retroceder que poderá resultar em incompatibilidades com algumas aplicações. Existem aplicações, como a Play Store que, com um deslize da esquerda para a direita, abre o menu. Significa que poderás sair da aplicação de forma indesejada ou retroceder de página quando simplesmente queres abrir um menu.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.