Google dificulta a instalação de apps fora da Play Store no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Android sempre foi sinónimo de liberdade, sobretudo pelo facto de podermos instalar as aplicações que desejamos mesmo que não estejam disponíveis na Play Store. Basta encontrar o APK necessário e instalá-lo manualmente.

A isso chama-se sideloading, termo bastante usado por outros meios de comunicação para descrever este processo. Algo que ficará um pouco mais difícil de fazer devido a uma alteração que a Google fez recentemente para a distribuição de APK´s.

Google implementa finalmente os pacotes de APK´s na Play Store

Tal como refere Artem Russakovskii, fundador do APKMirror, a Google implementou uma nova forma de distribuição de APK´s. Estes agora chegarão em pacotes, contendo apenas os dados estritamente necessários para a instalação de uma aplicação no teu smartphone.

FYI since people email @APKMirror about this several times a day... looks like Google stopped generating fat APKs for many apps entirely all of a sudden, and only bundles will be available from now on.To my knowledge, there's nothing we can do about it.https://t.co/OrcKXDA7Kc

— Artem Russakovskii (@ArtemR) 4 de agosto de 2024

Esta novidade foi anunciada durante a conferência Google I/O em 2018, mas só agora começará a surtir efeito. O objetivo é proporcionar uma forma mais eficiente para a distribuição de aplicações, tornando os seus pacotes menores.

Até agora, os APK´s disponíveis em várias fontes continham todos os recursos necessários para a execução de uma aplicação. Isto implica pacotes maiores, mas simplifica a sua instalação já que possuem tudo o que é necessário.

Com a nova medida implementada pela Google, essas aplicações serão divididas em pequenas peças. Essas peças serão baseadas em pormenores como idioma, tipo de equipamento ou a versão do Android.

Ao instalar aplicações diretamente da Play Store isso não será um problema, pois a loja da Google tratará desse processo. Contudo, se quiseres instalar apps de outras fontes, terás de encontrar as peças necessárias para que ela funcione no teu smartphone.

Isto implica ainda que os utilizadores tenham de recorrer a ferramentas adicionais para a instalação dessas aplicações. Um processo que não será tão acessível para utilizadores menos experientes nestas lides.

Em síntese, a instalação manual de aplicações no Android continuará a ser possível. Contudo, será um processo um pouco mais complicado e que alguns utilizadores não se sentirão tão à vontade para o fazer.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.