Google confirma que o dark mode poupa bateria em smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A noção já existia e agora a Google confirma aquilo que em boa parte já sabíamos. Se queres poupar bateria no teu smartphone Android então passa a utilizar o dark mode "Modo Escuro" nos teus smartphones e dispositivos móveis.

Em primeiro lugar, os gráficos divulgados recentemente pela Google mostram-nos o impacto deste dark mode na autonomia de bateria. Aqui importa não confundir autonomia com vida útil (ciclos de carga) que uma bateria pode suportar ao longo dos anos.

Vê ainda: Google vai em breve melhorar as partilhas nos smartphones Android

Em segundo lugar, os gráficos comparativos que a Google agora nos fornece permitem-nos enterrar qualquer dúvida. Se queres aproveitar ainda mais o teu smartphone e alargar a sua autonomia deves usar, sempre que possível, o dark mode.

Nesse sentido, a tecnológica norte-americana partilhou as suas conclusões durante a Android Dev Summit. Por outras palavras, durante o congresso dedicado ao sistema operativo Android, aos programadores bem como aos desenvolvedores de software.

O impacto do dark mode no Android e num ecrã OLED

Em terceiro lugar e tal como avança a imprensa internacional, mais concretamente a SlashGear não é só o brilho de ecrã que influencia bastante a autonomia de bateria. A esse importante fator temos que juntar também as cores utilizadas, algo que é especialmente verdade em ecrãs OLED. Todavia, em ecrãs LCD o mesmo principio já não se aplica, pelo menos com tanta intensidade. Vejamos em seguida todas as conclusões apresentadas pela própria Google, sempre ciente de que a "bateria" nunca é demais.

Olhando para o gráfico acima, podemos aqui ver a quantidade de energia gasta em cada pixel num display OLED aquando da apresentação de certas cores. Mais ainda, importa frisar que aqui está a ser utilizado o brilho máximo. Em suma, fica assim bem claro que a cor branca é a que mais energia consome num ecrã OLED.

A cor branca é a que mais energia consome num ecrã OLED

Em suma, confirma-se assim a generalização de que os ecrãs OLED podem gastar menos energia se escolheres, por exemplo, um wallpaper escuro. Por conseguinte, poderás melhorar a autonomia do teu smartphone Android se optares, sempre que possível, pelo dark mode nas aplicações que o suportem.

Em segundo lugar os peritos da Google partilharam as suas conclusões sobre o impacto do "Night Mode" ou modo noturno no consumo energético. Para tal socorrerem-se do seu smartphone Android, o Google Pixel frente à concorrência, neste caso o iPhone 7.

A importância da cor na autonomia do teu smartphone Android

Todavia importa frisar que nem todos os smartphones Android vão aproveitar da mesma maneira o "Night Mode". Por conseguinte, apesar de provarem que é possível recorrer ao software para otimizar o consumo energético, nem todos os equipamentos se comportam da mesma forma.

A Google partilhou também as suas conclusões relativamente ao impacto da cor nas diversas aplicações. De que forma é que determinada paleta de cores de uma aplicação poderia gastar mais ou menos energia. Isto é, provocar um aumento ou diminuição no consumo energético.

A Google reconhece o impacto do "dark mode" nas suas apps para Android

Mais uma vez, quanto mais claro for o esquema de cores de uma app, maior será o consumo energético. Há aqui um padrão fácil de interpretar e que nos leva novamente à importância do dark mode.

Em suma, se tens um smartphone Android com um ecrã OLED então podes "espremer" facilmente um pouco mais de autonomia. Para tal bastará diminuir o brilho, utilizar papéis de parede / temas escuros bem como o dark mode sempre que possível.

O impacto do brilho máximo em smartphones com ecrã OLED

A Google também estudou o diferente comportamento em situações de brilho máximo num ecrã OLED. Em suma, concluiu que o preto, mesmo no brilho máximo, praticamente não consome energia. Já o branco é a cor que mais energia gasta, sobretudo com o brilho no máximo.

A Google chegou mesmo a fazer um momento mea culpa, reconhecendo que até ao momento tem estimulado o comportamento oposto. Sobretudo com o seu Material Design que nos trouxe várias apps para Android com cores muito claras.

Aliás, a grande maioria das aplicações da Google para smartphones Android acaba por ter uma tez muito clara. Todavia, a tecnológica norte-americana irá agora disponibilizar o dark mode para grande parte das suas apps para smartphone.

Em suma, apercebendo-se de que até agora acabou por estimular o desenvolvimento de apps cuja interface é predominante branca. Algo que acaba por gastar mais energia, a empresa quer inverter o comportamento.

Editores 4gnews recomendam:

Apple e Amazon juntam-se e poderão criar algo épico

The Walking Dead (TWD) – Trilogia envolvendo Rick Grimes em produção

Google Pixel 3 começam a dar problemas de sobre-aquecimento

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.