Google testa o Dark Mode, eis o que muda na pesquisa!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google testa atualmente uma nova implementação que pintará de negro a sua página de pesquisa nos computadores. Mais concretamente, o Dark Mode ou modo escuro que continua a ganhar tração e a preferência dos utilizadores em todo o mundo.

Entre as vantagens do dark mode para a pesquisa Google apontamos a redução do cansaço ocular causado pelas cores brilhantes, sobretudo pelos fundos brancos, ou com forte brilho. Sobretudo para quem trabalha e passa longas horas à frente do computador, este modo, ainda em desenvolvimento, poderá aliviar alguma da tensão ou desgaste ocular sentido.

Este pode ser o aspeto da pesquisa Google com o Dark Mode

Ainda em fase de teste, de acordo com a publicação The Verge, o novo aspeto da pesquisa Google está disponível em versão Beta, disponível apenas para alguns utilizadores selecionados. Estamos ainda nas primeiras fases de teste, limitado geograficamente.

De qualquer modo podemos ver a página da Google em tons de cinza. Os poucos realces como os botões são pintados de um cinzento mais claro, mas sem se destacar em demasia.

Mais ainda, o logótipo da Google perde o vermelho, verde e azul, adotando o branco como único tom. Note-se ainda que a hiperligação (link) está agora pintado de azul com pouca saturação e brilho.

Este será o propósito da Google. Criar um modo para página de rosto da pesquisa Google que não provoque impacto visual em quem a usa, sendo mais adequada para quem trabalha muitas horas à frente do computador, ou usa a página à noite, por exemplo.

O modo escuro é a mais recente tendência visual

Importa frisar que esta não é a primeira instância em que a Google testa o Dark Mode para a sua página de pesquisa. Aliás, já em dezembro último vimos as primeiras imagens daquilo que pode ser a implementação final do modo escuro para os utilizadores.

Este modo está presente nos smartphones Android e iOS há vários anos. A Apple foi uma das últimas a trazer esta opção de visualização para os seus computadores com o macOS Mojave e o iOS 13, mas desde então, este modo é amplamente aceite.

Ao reduzir também o consumo energético em ecrãs OLED, o modo escuro é uma boa forma de poupar energia e aumentar a autonomia nos smartphones que usem este tipo de ecrã. Adicionalmente, também provoca menor cansaço ocular.

Agora, resta saber quando a Google a disponibilizará par ao público na sua pesquisa. Já para quem usa o Gmail, o modo escuro está disponível nas várias plataformas em que está disponível.

O Dark Mode é a tendência visual a seguir.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy A32 5G, rival do LG Velvet chega à Europa por 279 €
  • 4 precauções contra o ransomware que vitimou a CD Projeckt
  • Motorola: estes são os próximos smartphones Moto G e Moto E
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.