Google consegue finalmente fechar o YouTube Vanced

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O YouTube Vanced cessará todas as operações nos próximos dias. A alternativa à aplicação oficial do YouTube da Google foi finalmente vencida pela tecnológica norte-americana, representando uma perda para a comunidade de utilizadores.

A Vanced era a alternativa ideal para quem queria fugir aos anúncios e publicidades do YouTube, ou continuar a usar algumas das funcionalidades gradualmente removidas ou alteradas pela Google como, por exemplo, o botão de "Dislike", ou "Não gosto".

É o fim da alternativa ao serviço YouTube Premium

O YouTube Vanced pode ser descrito como uma aplicação similar ao YouTube, mas com algumas modificações para dar mais liberdade aos utilizadores. Entre estas, a mais cobiçada é a possibilidade de bloquear as publicidades, reprodução em segundo plano, entre outras possibilidades que não obrigavam ao pagamento da subscrição mensal.

A plataforma e app Vanced é gratuita, para download e para uso de todas as suas funções o que resultou num crescimento rápido em vários países como em Portugal. Seja para voltar a usar os botões de "Dislike", ou para evitar as publicidades, as razões para usar a Vanced em detrimento da app convencional do YouTube são óbvias.

Infelizmente, está na altura de nos começarmos a referir à app Vanced no passado uma vez que o seu fim está à vista. O anúncio foi feito pelos responsáveis pela plataforma no passado domingo (13) através do canal oficial do projeto na plataforma Telegram.

Ordem judicial põe termo à aplicação do YouTube sem anúncios

Acima podemos ver uma das últimas publicações no perfil de Twitter oficial do projeto, recomendando já o YouTube Premium, possivelmente para evitar mais disputas legais. Notamos também que no website da empresa as referências ao YouTube foram removidas, provavelmente com a mesma ratio.

O término das operações e encerramento do serviço resulta da mais recente investida da Google contra diversas "alternativas" não oficiais às suas plataformas. Era, com efeito, uma questão de tempo até que a aplicação YouTube Vanced surgisse nos radares do departamento legal da empresa, com o seu fim agora decretado.

Em simultâneo, também alguns web clients como, por exemplo, Bots de Discord para reprodução de música que usam o YouTube como fonte receberam a mesma ordem judicial para terminar as operações. Em causa estão alguns dos melhores bots de música para o Discord como a Groovy e a Rythm.

As versões atuais continuarão a funcionar, mas ficarão desatualizadas

Assim, em suma, apesar de ter um apelo inegável, a Vanced contornava as regras de distribuição e proteção de conteúdos alojados no YouTube. Como tal, este desfecho não se afigura de todo surpreendente.

Por fim, continuam a existir algumas aplicações que podem ser usadas para a mesma finalidade como, por exemplo, a NewPipe, entre outras. Note-se ainda que atualmente é possível descarregar a app YouTube Vanced no website do projeto.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp lança novidade no iPhone antes de chegar ao Android
  • Xiaomi: aproveita a promoção nestes smartwatch Xiaomi Mi Watch
  • iPhone sem carregador e auriculares na caixa? Sabe quanto a Apple já poupou
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.