Google confirma chegada do Pixel 8a com função exclusiva

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google confirmou, de forma pouco habitual, o desenvolvimento do Pixel 8a. O smartphone vai trazer uma funcionalidade essencial para os utilizadores preocupados com a longevidade da bateria dos seus dispositivos. Esta é uma novidade descoberta no Android 14 QPR 1.

O Pixel 8a virá equipado com estatísticas de bateria. Falamos das contagens de ciclos de carregamento e a data de fabrico da bateria, uma funcionalidade inédita nos smartphones da Google. Esta ferramenta será projetada para fornecer aos utilizadores uma imagem clara da saúde da bateria do seu dispositivo.

Funcionalidade foi removida nos modelos Pixel atuais

Esta funcionalidade vai permitir uma gestão mais eficaz do desempenho do smartphone ao longo do tempo. A decisão de integrar estas estatísticas surge após a remoção misteriosa destes dados dos modelos Pixel existentes, após a atualização de março.

Google Pixel 8a
Alegado design do Google Pixel 8a. Crédito: OnLeaks e Smartprix

A Google explicou que a remoção das estatísticas de bateria dos dispositivos existentes foi uma decisão intencional. A gigante tecnológica salienta que a nova funcionalidade de estatísticas de bateria foi projetada exclusivamente para o Pixel 8a e modelos futuros.

"Habilitamos esta página apenas no Pixel 8a e modelos posteriores, então está a funcionar conforme o esperado", pode ler-se na página de suporte da Google. Ou seja, se tens um Pixel 8 ou modelo anterior, não esperes que esta funcionalidade vá voltar a ficar ativa no teu dispositivo.

A expectativa em torno do Pixel 8a aumenta com esta confirmação da Google. Tal como aconteceu nos últimos anos, o anúncio oficial do smartphone deve acontecer no Google I/O, em maio. É espero que chegue ao mercado com características dos Pixel 8, como o processador Tensor G3. E claro, a fotografia e Inteligência Artificial devem estar em destaque no dispositivo.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.