Google começará a cobrar a Huawei, Xiaomi e ZTE pelo sistema Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Fabricantes como a Huawei, Xiaomi e ZTE começarão a ter de pagar a utilização do sistema Android da Google já no final deste ano.

Se segues as notícias de tecnologia na 4gnews sabes que a Google perdeu no tribunal Europeu e viu-se obrigada a cobrar as aplicações Google no sistema Android às fabricantes.

Vê ainda: Super Meat Boy está gratuito na Epic Games por tempo limitado

Ou seja, para que percebas um pouco do que se passa, tens obrigatoriamente de perceber o contexto. O Sistema Android é livre, porém, se os fabricantes são obrigados a utilizar as aplicações Google nos seus smartphones. Ou seja, o Chrome, pesquisa Google, ou até o Fotos já chegam pré-instalados em todos os smartphones Android.

Huawei, Xiaomi e ZTE foram as referidas no tweet da conta "Android" da Google

Não há forma dos fabricantes terem de forma oficial o sistema Android sem estas aplicações. Aliás, a empresa americana referiu 3 possibilidades face a esta situação:

  • Exigir aos fabricantes pré-instalarem a aplicação de pesquisa do Google e o navegador Chrome como condição para o licenciamento da Google Play
  • Pagar a determinados fabricantes de grande porte e operadoras de redes móveis que pré-instalassem exclusivamente a aplicação de pesquisa do Google nos seus smartphones
  • Os fabricantes que se recusassem a instalar as aplicações da empresa teriam uma versão diferente "forked" do sistema Android.

Na visão da União Europeia nenhuma destas soluções é válida. Assim sendo, a Google viu-se obrigada a cobrar às fabricantes que quisessem instalar os serviços Google nos seus smartphones.

Ainda que inicialmente isto vá acontecer, fará também que os fabricantes comecem a desenvolver mais as suas lojas de aplicações ou a fechar acordos com outras lojas, como por exemplo o Aptoide.

Esta é a oportunidade para o Aptoide brilhar

Pois bem, esta decisão começará já em 2019 e os fabricantes que queiram utilizar o sistema terão mesmo de pagar. Um tweet da conta "Android" referiu que a "Huawei, Xiaomi, ZTE e outras fabricantes terão de começar a pagar pelo sistema já no final do ano".

O tweet foi de seguida apagado, porém, deu-nos a informação de quando é que as coisas poderão começar a mudar.

Em conclusão, só nos falta saber até que ponto é que os fabricantes aguentarão pagar por esse licenciamento. Falta-nos também saber se smartphones que sejam vendidos fora da União Europeia estarão incluídos.

A Huawei, Xiaomi e ZTE já tem a sua loja pronta. Só falta convencer os desenvolvedores a começarem a publicar lá as suas aplicações e fazer da loja de Apps mais viável para o nosso mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy M20: Sabe mais sobre o concorrente aos Redmi

A Apple quer muito que pares de reparar o teu iPhone!

Pocophone F2: Render revela o possível design do equipamento

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.