Google Chromecast: duas características que a Google precisa de adicionar!

Filipe Alves
Comentar

O Google Chromecast é um dos meus gadgets preferidos. Nunca o escondi e fico feliz de tal gadget existir na minha casa. Para além de transmitir Youtube, Netflix ou qualquer outro screenshare, também me dá a oportunidade de fazer das televisões colunas para um sistema de som único.

Contudo, na minha opinião, há aspetos que a Google devia considerar para o Google Chromecast. Para ser mais concreto, tenho duas características que o Google Chromecast devia melhorar para não se tornar irrelevante no futuro.

Google Chromecast devia ter um melhor User Interface

Android TV Google Chromecast

Com o crescimento das televisões com Android TV, o Google Chromecast começa a ficar para trás. O Chromecast é um gadget perfeito para fazer de uma TV antiga mais inteligente, contudo, a falta de User Interface deixa-me frustrado.

Tenho sempre de pegar no meu smartphone para colocar a dar um vídeo na televisão (ou por voz através de Google Home). Ou seja, este Chromecast não faz nada que uma SmartTV com Android TV não faça. Aliás, tem menos possibilidades.

Compreendo que o hardware é pequeno para nos dar algo potente e de qualidade. Todavia, a Google tem tentado ferramentas baseadas em cloud (como o Stadia) que aos poucos estão a ir lá.

Um User Interface simples como o Android TV não ia exigir muito do Chromecast e não vejo razões para que a Google continue a não investir em tal.

Com um User Interface tem de chegar um comando

Android TV Google Chromecast

O smartphone é um comando fantástico, porém, quando estou em casa o smartphone não costuma andar atrás de mim. Quando estou na sala a ver televisão o smartphone nem sempre está comigo.

Para já, basta dizer à Google Home para continuar a minha série preferida por voz e o Chromecast obedece às ordens. Porém, se o meu desejo referido acima de um melhor User Interface se tornasse real, era preciso um pequeno comando para controlar o pequeno gadget.

Se estiveres à procura de uma nova televisão segue a nossa lista das melhores TVs baratas até 400 €. Alternativamente, fica a conhecer as melhores caixas Android TV para dar uma nova vida ao teu televisor.

Google Chromecast corre o risco de deixar de existir

Google Chromecast

Tal como aconteceu com o Google Chromecast Audio, também o Chromecast para a TV corre o risco de deixar de existir. Isto porque são mais e mais as televisões com Android TV.

Se a Google não arranja forma de nos dar um gadget pequeno, barato e com mais funcionalidades, arrisco-me a dizer que o Google Chromecast tem os dias contados. Esperemos que esteja errado.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.