O mundo da tecnologia foi recentemente abalado pela descoberta de novas vulnerabilidades que podem colocar em causa a segurança dos dados de todos os utilizadores de computadores, smartphones ou tablets. Conhecidas como Meltdown e Spectre, estas vulnerabilidades terão de ser corrigidas pelas empresas responsáveis pelos mais variados sistemas operativos, algo que a Google irá fazer para grande parte dos seus Chromebooks.
Tudo começou à cerca de uma semana. Na altura, o mundo tecnológico acreditava que apenas os processadores desenvolvidos pela Intel na última década estariam vulneráveis. Mais tarde, quando se souberam mais pormenores sobre esta ameaça, veio-se a descobrir que a mesma era transversal a todo o tipo de processadores e marcas.
Vê ainda: Queres ganhar um Xiaomi Mi 5X? Sabe como participar!
Isto significa que também os processadores ARM, aqueles que são utilizados nos nossos smartphones, eram afetados. Também a AMD não se viu imune a este problema, algo de que muitos utilizadores destes processadores se prontificaram a gabar no dia em que a ameaça foi tornada pública.
Os Chromebooks também serão corrigidos pela Google contra o Meltdown
Importa desde já clarificar as diferenças entre a vulnerabilidade Meltdown e Spectre. De uma forma simples, a primeira consiste numa falha ao nível do próprio hardware na medida em que possibilita o acesso à memória física. Já o Spectre é um pouco mais complexo e que consegue envolver-se com vários dispositivos com base na navegação pela internet.
Passado este tempo, já muitas empresas meteram mãos à obra e vacinaram os seus produtos contra o Meltdown e Spectre. Microsoft e Apple são apenas algumas das empresas que podemos incluir neste leque. Agora é chegada a vez da Google em revelar a lista completa de todos os Chromebooks que serão vacinados contra a ameaça Meltdown.
A tabela é extensa e pode ser consultada na integra no site Chromium Wiki. Aqui poderás ver o estado atual de todos os equipamentos listados no que respeita à correção contra este problema. Aqui poderás ver aqueles que já se encontram vacinados contra o Meltdown e aqueles que o serão num futuro próximo.
O estado atual de cada modelo, no que respeita à sua proteção contra o Meltdown, pode ser verificado na penúltima coluna da tabela. Caso o teu modelo esteja catalogado com um "Yes" ou "Not Needed", então o mesmo já se encontra a salvo.
Se fores detentor de um Chromebook ou outro qualquer equipamento tecnológico, não hesites em instalar as mais recentes atualizações disponibilizadas pela tua marca. Se o fizeres, certamente que mais cedo ou mais tarde te encontrarás salvaguardado contra estes problemas.
Assuntos relevantes na 4gnews: