Google Chrome vai ter "tolerância zero" para sites que enganam os utilizadores!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante os últimos tempos, o que no início parecia ser uma ideia excelente para diversos tipos de sites, tornou-se numa verdadeira praga, os pop-ups a pedir permissão para notificações. Basicamente, hoje em dia tornou-se apenas mais um pop-up banal que faz parte do "ciclo de limpeza" sempre que se abre um site.

Ao longo dos últimos meses a Google já implementou várias medidas que tinham o objetivo de reduzir o número de pop-ups que os utilizadores vêm quando estão a navegar na internet. Mas agora, vão começar a mostrar "tolerância zero" aos sites que tentam enganar os utilizadores, para que ativem as notificações.

Medidas drásticas no Google Chrome estão prestes a ser implementadas

Na versão 80 do Google Chrome foi implementada uma nova funcionalidade que reduziu o número de pop-ups, visto que os sites com baixa adesão acabaram por ter os pedidos bloqueados de forma padrão. Outros sites, passaram a apresentar a notificação apenas depois do utilizador interagir com a página, em vez de ser um "placard de boas-vindas".

Hoje, a Google revelou que a partir do Chrome 84, vão bloquear as notificações em todos os sites que façam "pedidos abusivos de permissões". Um excelente exemplo deste tipo de prática são sites que apenas permitem o acesso a utilizadores que ativem as notificações.

Na mesma publicação, revelaram ainda que os pop-ups a pedir permissão para enviar notificações são a maior causa de queixas por parte dos utilizadores. Não é uma informação que cause grande choque, pois qualquer pessoa que utilize o Google Chrome todos os dias passa por essa terrível experiência.

Além de melhorar consideravelmente a qualidade da experiência de utilização do Google Chrome, estas medidas vão também aumentar a segurança e privacidade dos utilizadores enquanto utilizam o browser.

Ainda sem data oficial de lançamento, foi revelado que o Google Chrome 84 será disponibilizado durante o mês de julho.

Editores 4gnews recomendam:

  • Gmail vai mudar, e vais adorar as novidades trazidas pela Google
  • Google está em apuros! Processo em tribunal acusa-a de seguir utilizadores sem autorização
  • Google Maps: nova atualização está a enfurecer os utilizadores! Prepara-te para publicidade!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.