Durante os últimos tempos, o que no início parecia ser uma ideia excelente para diversos tipos de sites, tornou-se numa verdadeira praga, os pop-ups a pedir permissão para notificações. Basicamente, hoje em dia tornou-se apenas mais um pop-up banal que faz parte do "ciclo de limpeza" sempre que se abre um site.
Ao longo dos últimos meses a Google já implementou várias medidas que tinham o objetivo de reduzir o número de pop-ups que os utilizadores vêm quando estão a navegar na internet. Mas agora, vão começar a mostrar "tolerância zero" aos sites que tentam enganar os utilizadores, para que ativem as notificações.
Medidas drásticas no Google Chrome estão prestes a ser implementadas
Na versão 80 do Google Chrome foi implementada uma nova funcionalidade que reduziu o número de pop-ups, visto que os sites com baixa adesão acabaram por ter os pedidos bloqueados de forma padrão. Outros sites, passaram a apresentar a notificação apenas depois do utilizador interagir com a página, em vez de ser um "placard de boas-vindas".
Hoje, a Google revelou que a partir do Chrome 84, vão bloquear as notificações em todos os sites que façam "pedidos abusivos de permissões". Um excelente exemplo deste tipo de prática são sites que apenas permitem o acesso a utilizadores que ativem as notificações.
Na mesma publicação, revelaram ainda que os pop-ups a pedir permissão para enviar notificações são a maior causa de queixas por parte dos utilizadores. Não é uma informação que cause grande choque, pois qualquer pessoa que utilize o Google Chrome todos os dias passa por essa terrível experiência.
Além de melhorar consideravelmente a qualidade da experiência de utilização do Google Chrome, estas medidas vão também aumentar a segurança e privacidade dos utilizadores enquanto utilizam o browser.
Ainda sem data oficial de lançamento, foi revelado que o Google Chrome 84 será disponibilizado durante o mês de julho.
Editores 4gnews recomendam:
- Gmail vai mudar, e vais adorar as novidades trazidas pela Google
- Google está em apuros! Processo em tribunal acusa-a de seguir utilizadores sem autorização
- Google Maps: nova atualização está a enfurecer os utilizadores! Prepara-te para publicidade!