Google Chrome vai ter nova proteção em tempo real: o que muda?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

O Google anunciou a inclusão da proteção de navegação em tempo real no Chrome. Disponível no modo padrão de Navegação Segura do navegador, o novo recurso será capaz de proteger os utilizadores e manter a sua privacidade ao mesmo tempo.

Segundo a empresa, a navegação permanecerá privada no Chrome, enquanto a nova proteção conseguirá bloquear até 25% mais tentativas de phishing.

O que realmente muda com a nova proteção

Google proteção
Imagem: TY Lim

Durante muitos anos, o procedimento da Navegação Segura do Chrome consistia em adicionar automaticamente URLs potencialmente inseguras a uma lista. Sempre que alguma URL dessa lista voltasse a ser acessada, o Google verificaria e emitiria um alerta ao utilizador.

O problema deste método era que não conseguia acompanhar a velocidade da criação de sites inseguros. O banco de dados com a lista de URLs potencialmente perigosas só era atualizado a cada 30 a 60 minutos, enquanto uma nova página insegura é criada hoje a cada 10 minutos.

O próximo passo do Google para encontrar uma resolução para isso foi lançar o modo de proteção melhorado, capaz de capturar URLs inseguras com muito mais rapidez em tempo real ao usar o banco de dados do servidor Navegação Segura do Google. O problema aqui era que o novo método exigia mais dados dos utilizadores, motivo pelo qual era uma proteção opcional.

Em outras palavras, até ao momento, tínhamos que optar por mais proteção com mais concessão de nossos dados ou por mais privacidade com menos proteção. E é exatamente isso que muda com a nova versão do Safe Browsing, que promete oferecer proteção e privacidade.

Para proteção e privacidade, novo Safe Browsing oculta URLs

Segundo o Google, a nova versão do Safe Browsing conta com uma API capaz de ocultar do Google as URLs dos sites que o utilizador visita. Ainda assim, ele será capaz de proceder uma verificação em tempo real dos sites que não constarem em seu banco de dados. A seguir, essas URLs serão enviadas em uma versão criptografada para o servidor de privacidade operado de forma independente do Fastly.

Para garantir a privacidade, esse servidor vai remover quaisquer identificadores do utilizador, como endereços IP, sem que consiga descriptografar o URL. Isso permitirá que a navegação mesmo no Modo Padrão permaneça privada enquanto o novo Safe Browsing bloqueia até 25% mais de tentativas de phishing.

O Google alerta, contudo, que a versão Avançada ainda oferece mais proteção, uma vez que conta com ferramentas complementares como inteligência artificial (IA) para bloquear ataques, proteção extra contra extensões perigosas do Chrome e verificações profundas de ficheiros.

O novo recurso de verificação em tempo real para o modo Padrão já está disponível para o Chrome para desktop e iOS e deve chegar para o Android ainda este mês.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.